O papa Francisco ganhou de presente da Mercedes um papa-móvel elétrico. Segundo o Vatican News, o CEO da empresa, Ola Källenius, entregou ao pontífice o único veículo feito à mão baseado no Classe G elétrica. A pedido de Francisco, os trabalhadores envolvidos na produção do papa-móvel também participaram da cerimônia no Vaticano.
“É uma grande honra para nós poder entregar este veículo ao Santo Padre”, disse Källenius à Rádio Vaticano. A Mercedes tem quase 100 anos de experiência com papa-móvel: o primeiro veículo produzido em Stuttgart foi entregue ao papa Pio XI em 1930.
Veja:
Francisco usa, atualmente, um Classe G nas audiências públicas, mas movido a gasolina. “Estamos caminhando para emissões zero e lançando muitos produtos elétricos. Neste ano, lançamos o G elétrico. Estamos nesse caminho e continuaremos a fazê-lo nos próximos anos”, explicou Källenius.
A equipe de especialistas da Mercedes passou um ano com representantes do Vaticano para personalizar o carro de acordo com as necessidades do papa. O veículo tem tração integral e foi projetado para velocidade reduzida. Comparado com o Classe G normal, o teto foi removido. Em caso de chuva ou mau tempo, um teto retrátil protege os ocupantes.
No lado direito, a porta traseira ganhou dobradiças contrarrotativas, enquanto o lado esquerdo é totalmente soldado. Como os papa móveis anteriores, o veículo é branco e tem a placa SCV1, iniciais de Estado da Cidade do Vaticano.