O Ministério da Gestão afirmou que está aberto a negociar com servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que iniciaram uma paralisação em atividades de fiscalização externa. Até esta terça-feira (2/1), 1.200 funcionários haviam aderido ao movimento que cobra melhorias na carreira.
“O Ministério da Gestão segue aberto ao diálogo com os servidores do Ibama e com todos os outros órgãos. O ministério vem atuando dentro do possível e dos limites orçamentários para atender às demandas dos órgãos e entidades do Executivo Federal”, afirmou a pasta, acrescentando que em 2023 todos os servidores públicos receberam reajuste de 9%.
Segundo lideranças da paralisação, contudo, o grupo aguarda desde outubro um posicionamento do Ministério da Gestão. Em documento enviado à pasta, funcionários do Ibama dizem estar há dez anos “em total abandono”. “Aguardamos uma resposta urgente e ações concretas”, afirmaram os servidores.
Os servidores alertaram o governo Lula de que a paralisação afetará o combate a desmatamentos, incêndios florestais e invasão de terras indígenas.