Vazamentos sobre um possível PlayStation 5 (PS5) Pro indicam especificações técnicas impressionantes e uma suposta unidade dedicada para Ray Tracing Um PlayStation 5 (PS5) Pro está em desenvolvimento interno na Sony. É o que aponta um novo vazamento de fonte anônima não confirmada, que pode ter trazido as primeiras especificações do console. Assim como o PlayStation 4 Pro (PS4 Pro) foi para o PlayStation 4 (PS4), o PS5 Pro teria mais potência que o modelo padrão e, provavelmente, um preço mais alto no mercado.
O famoso insider da indústria, Tom Henderson, que tem um bom histórico de acertos sobre a Sony, disse não poder confirmar a informação, mas que um vazamento deste tipo seria esperado pela própria fabricante neste mês. O rumor também sugere uma possível data de lançamento para o novo console: setembro de 2024.
🎮 PS5 ‘Slim’ já tem data de lançamento? Veja preço e novidades do console
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
PlayStation 5 Pro poderá ser lançado em 2024 com melhorias consideráveis em sua placa de vídeo
Reprodução/PlayStation
👉 Quais os melhores jogos do Homem-Aranha? Opine no Fórum do TechTudo
Segundo o vazamento, o PS5 Pro, que teria um codinome “Trinity” internamente, deve manter o processador AMD Zen 2, com uma nova potência de até 4,4 GHz. A maior diferença parece ser em sua GPU Radeon RDNA3 a 2 GHz, que seria capaz de operar entre 14 e 29 Teraflops de processamento, enquanto o PS5 padrão tem uma GPU RDNA2 a 2,2 GHz com até 10 Teraflops de capacidade.
O console teria 16 GB de memória RAM DDR6 a 18 GB/s de velocidade e contaria com uma unidade de processamento neural (NPU) XDNA 2. Segundo o rumor, a NPU será focada em Inteligência Artificial para fazer upscaling, um aumento de resolução de imagens, alcançando resolução 4K a uma taxa de quadros acima de 30 fps.
Os rumores também comentam que a GPU teria melhorias na tecnologia Ray Tracing da estrutura RDNA4 incorporada e utilizaria um hardware dedicado. Esse rumor bate com uma antiga patente de 2022 do engenheiro Mark Cerny da Sony, no qual ele detalha uma unidade dedicada para Ray Tracing, uma “RTU” que poderia cuidar apenas dos cálculos de iluminação e aliviar a placa de vídeo deste pesado trabalho. As mudanças na GPU e a adição da RTU poderão trazer games ainda mais impressionantes visualmente, sem limites como em Gran Turismo 7 onde o Ray Tracing fica apenas em replays.
Initial plugin text
O famoso insider da indústria, Tom Henderson, que no passado já vazou a existência do PS5 “Slim”, os fones de ouvido Pulse Elite e Explore, além do PlayStation Portal (na época Project Q Lite), disse que a Sony já esperava um vazamento de especificações este mês. Ele comentou que isso aconteceria porque é a época em que os kits de desenvolvimento do PS5 Pro estão sendo entregues a estúdios para produzirem seus jogos levando em conta a potência da nova versão do console.
O novo PS5 Pro não deve dominar o mercado de games sozinho, no entanto. De acordo com documentos da Microsoft que foram vazados durante a investigação da FTC (Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos) sobre a compra da Activision Blizzard, estavam detalhados planos de lançar uma nova versão do Xbox Series X. Na época em que o PS4 Pro foi lançado, a fabricante Microsoft acompanhou o movimento com o Xbox One X, uma versão melhorada do Xbox One, algo que pode se repetir contra o PS5 Pro.
Game Rant (1 e 2), Resetera, Dexerto, Ars Technica, Tom Henderson
Saiba mais
Visão geral da privacidade
Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.