Uma operação da Polícia Federal (PF) que destruiu dragas despertou a ira de garimpeiros nesta quarta-feira (21/8), em Humaitá (AM). Os equipamentos eram utilizados para atividades ilegais na região.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram os garimpeiros aglomerados. Em uma das gravações é possível ouvir sons de rojões. Um homem mostra um ferimento nas costas, possivelmente decorrente de uma bala de borracha.
No vídeo são ouvidos tiros contra os policiais federais e é possível ver as balas atingindo a água próximo aos agentes. O fato ocorreu no início da tarde, quando os policiais tentaram atracar as embarcações nas quais estavam em um porto da cidade.
Em outro embate, garimpeiros tentaram invadir a sede da prefeitura de Humaitá. Diante da confusão, moradores e comerciantes tentaram se proteger. Donos de bares e lanchonetes recolheram mesas e cadeiras diante da situação.
Os tumultos foram registrados pelo menos até o início da noite desta quarta. Por causa da confusão, a Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) foi acionada para tentar controlar a multidão. A PF não forneceu informações sobre pessoas presas e não houve divulgação de feridos.