Ofertado pela Divisão de Pós-Graduação e Educação Continuada, o curso visa capacitar os participantes para dominar técnicas como corte, costura, tingimento, moldagem e acabamento. O curso é voltado para pessoas oriundas de formações diversas, tais como Moda, Arquitetura, Design, dentre outros
getty images
A Universidade de Fortaleza – instituição da Fundação Edson Queiroz – abre inscrições para o curso de curta duração Introdução ao Trabalho com Couro. A formação destina-se a pessoas que tenham interesse em aprender noções básicas do trabalho com o couro, que podem ser oriundas de diversas áreas, tais como moda, arquitetura e design, embora não sejam exigidos pré-requisitos específicos de habilidade ou experiência.
Ofertada por meio da Divisão de Pós-Graduação e Educação Continuada, o curso tem como objetivo capacitar os participantes a dominar técnicas básicas de trabalho com couro, como corte, costura, tingimento, moldagem e acabamento. Ao longo do curso, o aluno terá a oportunidade de:
Explorar os diferentes tipos de couro, suas características e uso adequados;
Aprender o manuseio correto e seguro das ferramentas básicas e/ou especializadas;
Aplicar técnicas na criação de projetos simples de acessórios;
Explorar questões ambientais e práticas sustentáveis na indústria do couro;
Compreender a importância da qualidade, precisão e atenção aos detalhes no trabalho com o couro.
A capacitação será ministrada pelo artesão, empresário e engenheiro químico, Cândido Couto, autor de vários livros, que, há mais de 40 anos, produz artigos de couro, utilizando novas tecnologias e promovendo a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da indústria de couro. O artesão foi pioneiro na curtição de peles de peixe.
Conforme enfatiza o Cândido, ao longo da história, o couro já foi usado com muitas finalidades, por exemplo, como proteção, como arma, como matéria prima para bolsa, sapatos, móveis, etc, e até como matéria prima do colágeno.
“O couro, além da sua história, motiva jovens empreendedores e pesquisadores no uso dessa matéria prima. Neste curso, os participantes vão aprender como curtir o couro, como pintar, como estampar, por meio de um método que permite a impressão de estampas em couro, cujo processo é similar à sublimação (serigrafia) em tecidos, e também sobre a tecnologia inédita do couro jeans”, detalha.
As aulas estão previstas para iniciar em 5 de agosto e serão realizadas às segundas e quartas, das 14h às 18h. A formação tem carga horária de 24 horas, distribuídas em seis dias. No total, estão sendo disponibilizadas 30 vagas. Os interessados devem se inscrever no link abaixo.
Inscreva-se aqui!
Mais sobre Cândido Couto
Cândido Couto Filho
arquivo pessoal
Cândido Couto Filho nasceu em 30 de outubro de 1947, na região de Solonópole, localizada no Sertão Central cearense. Conheceu e aprendeu bem novo a gostar de caprinos por possuir esses animais na fazenda de sua família. Desde criança ele utilizava os retalhos de couro que encontrava nas sapatarias e levava para sua casa para fazer sela, sandália, cabrestos.
O artesão desenvolveu a habilidade, ainda criança, de manusear diversos tipos de couros, como, couro espichado da cabra e do carneiro, o couro de boi espichado e vendido na feira, couro de boi utilizado para fazer bainha, corda de chocalho, enfim, couros para enviar para os curtumes.
Formou-se em engenharia química, especializou-se em couro, tendo a oportunidade de trabalhar na Alemanha, em companhias químicas, sempre aprendendo e desenvolvendo tecnologias novas para o couro.
Trabalhou no maior curtume da América Latina – Cimpel –, onde teve pode trabalhar com uma vasta gama de peles exóticas de animais do Brasil.
Serviço
Curso Introdução ao Trabalho com Couro
Data: 05, 07, 12, 14 e 19 de agosto de 2024
Horário: 14h às 18h
Inscreva-se aqui
![](https://feedtalk.com.br/wp-content/uploads/2024/07/trabalho-com-couro-800-jTce3b.jpeg)