Prisão da mulher de 26 anos aconteceu na manhã desta quinta-feira (11) no bairro Boné Azul. Segundo a polícia, cerca de 200 pessoas caíram no golpe. Acusada dizia vender as moradias a preço popular
Rafael Aleixo/g1
Uma mulher de 26 anos foi presa na manhã desta quinta-feira (11) no bairro do Boné Azul, na Zona Norte de Macapá, acusada de ‘falsas vendas’ de apartamento no Conjunto Habitacional Miracema.
De acordo com a Polícia Civil, cerca de 200 pessoas caíram no golpe que era aplicado em formato de pirâmide. A acusada enganava as vítimas dizendo que vendia as moradias a preço popular.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
Segundo a polícia, o esquema acontecia da seguinte maneira: a presa, que atuava como líder de um grupo, usava sua rede de contato pessoal para conseguir os supostos clientes.
A partir disso, a acusada criava grupos no WhatsApp onde compartilhava fotos de chaves falsas dos apartamentos. Além disso, ela organizava reuniões presenciais, que sempre eram canceladas.
O delegado Nicolas Bastos, da Delegacia de Fraudes Eletrônicas de Macapá, informou que a acusada dizia ter acesso a uma lista de espera do conjunto e iria facilitar a compra das moradias.
“Ela iludia as vítimas dizendo que havia muitas vagas para ocupar esses apartamentos, as vítimas acreditavam e passavam a integrar esses grupos e indicar outras pessoas – esse era um dos critérios para efetivar a compra- na verdade, o dinheiro dela vinha dessa indicação, por cada pessoa era cobrado um valor, que segundo ela, era referente a burocracia para adquirir o apartamento”, detalhou o delegado.
O delegado acrescenta que essa prática envolvendo a falsa venda de apartamentos tem se tornado cada vez mais comum. Ele alerta que esses serviços não são terceirizados, apenas o governo faz a distribuição das moradias respeitando um processo de cadastro.
A polícia destaca também que a operação de hoje é apenas o início da desarticulação de uma rede criminosa mais ampla. Quem for até a delegacia e realizar denúncias deste tipo de crime, terá o depoimento anexado ao inquérito até que os acusados sejam identificados.
LEIA TAMBÉM:
Golpe do Miracema: polícia investiga ‘facilitação’ em cadastro de habitacional em Macapá
‘Golpe do Miracema’: Suspeita de vender imóveis em habitacional do Amapá é presa em Goiás
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
