Os quatro turistas desparecidos em uma caverna, no Parque Estadual Terra Ronca, entre Guarani de Goiás e São Domingos, em Goiás, foram resgatados na manhã desta segunda-feira (1º/7) e comentaram como os momentos que passaram perdidos foram assustadores e, também, destacaram que o principal adversário foi o frio.
“É muito importante a vinda com guia, com toda a estratégia do mundo, porque o Parque é muito grande e tem muitos riscos, tanto para pessoas que acham que têm experiência. Se não conhecerem a mata, não conhecerem o lugar…não vá, pessoal, porque vai dar errado. A gente passou muito frio de noite, tivemos que nos virar aí, mas graças a Deus deu tudo certo”, comentou um dos resgatados.
O grupo entrou na caverna por volta das 14h de domingo sem o auxílio de guias locais, apenas com celulares como meio de iluminação. A namorada de um dos integrantes do grupo passou a informação ao Corpo de Bombeiros.
A mulher disse aos militares afirmou que ficou aguardando que os homens voltassem ao ponto de origem e, como não aconteceu, ligou par ao pai de um deles que acionou o Corpo de Bombeiros.
As buscas iniciadas com dois militares e um guia local no mesmo dia (30/6), não obteve sucesso, então por volta da meia-noite interromperam as buscas que foram retomadas às 5h desta segunda-feira (1º/7) com o auxílio de drones.
Ao todo, trabalharam na ocorrência 18 pessoas, a cavalo, em motocicletas e a pé. A equipe de resgate foi formada por membros da Semad, do Corpo de Bombeiros, do ICMBio, de guias, de uma brigada comunitária e de moradores da região.
Veja trecho do resgate