Há seis anos no mercado de vestido de noivas, a marca Laura Segall recebe a clientela brasiliense, pela primeira vez, em loja física, com atelier sob medida e peças prontas para vestir. As rendas e os bordados, destaques da grife, são fruto de trabalho conjunto com mulheres de estados do Nordeste.
Vem conhecer!
Espaço na 215 Sul
Paulista erradicada em Brasília, Laura Segall se aproximou da moda quando, em 2016, recorreu a grupos e associações de rendeiras do Nordeste brasileiro para enriquecerem a produção de seu vestido de casamento, com rendas e bordados feitos pelo trabalho manual de mulheres de cinco estados.
O resultado foi notoriamente único, o que inspirou Laura a transformar o projeto em trabalho. Assim nasceu a marca homônima, hoje focada no prêt-à-porter, sem deixar de lado o atelier sob medida, e sempre tendo o trabalho manual e a colaboração feminina como essências.
No começo de 2024, Laura se deparou com uma demanda que tornaria necessária a abertura de uma loja física. “Percebi que seria importante para a empresa ter uma produção mais dinâmica, ainda que em pequena escala, de peças versáteis e casuais”, conta à coluna. O local escolhido foi a 215 Sul, onde hoje reúne produção e venda da grife.
Laura Segall
Coleção Laura Segall
Vestido bordado
A estilista ainda trabalha com os vestidos sob medida
Fachada da loja inaugurada em 2024
Com a abertura do espaço físico, Laura buscava uma produção dinâmica
Marca, colaboração e sustentabilidade
A moda de Laura Segall tem as rendas e bordados manuais como protagonistas. A elegância de suas peças passam por um longo caminho de produção, que conta com a valorização da arte de rendeiras e bordadeiras, e também promove a responsabilidade social ao garantir uma remuneração justa para essas artesãs. Por meio de parcerias com associações em cinco estados nordestinos, a marca impacta positivamente cerca de 350 famílias, gerando emprego e renda.
A sustentabilidade também é foco da marca, que oferta peças com longo ciclo de vida, buscando um uso consciente de recursos naturais.
“O principal propósito da grife é a valorização do feito à mão. Tanto nossa matéria prima artesanal, quanto o processo de confecção cuidadoso das peças, com materiais de baixo impacto ambiental e acabamentos diferenciados, fazem com que o produto final seja autêntico e passe a mensagem de sustentabilidade da grife”, compartilha Laura.
Marca causa impacto social positivo
Trabalho é acompanhado de perto
Técnicas familiares são aplicadas na marca
Peças são resultado de trabalho manual
Moda Brasília
A coluna deu início à série Moda Brasília em 2021. Toda semana, apresentamos marcas, designers e etiquetas locais, a fim de dar ênfase à moda criada no Distrito Federal, no Centro-Oeste.
O objetivo é compilar iniciativas e empresas que atuam em prol da cadeia produtiva regional de maneira criativa, sustentável e inovadora. Os nomes são selecionados de forma independente pela equipe da coluna, a partir de critérios como diferencial de mercado, pioneirismo e ações que valorizem a comunidade.