Haddad diz reconhecer “necessidade” de encarar pressões de gastos

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quinta-feira (27/6) reconhecer a “necessidade” de encarar as pressões de gastos públicos, mas ressaltou que essa tarefa deverá cuidar dos brasileiros mais vulneráveis, como defende o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele falou em reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o Conselhão.

Haddad iniciou o discurso afirmando que “é uma sina do ministro da Fazenda estar entre gasto e economia”, e brincou que procuraria transformar gasto de tempo em investimento, como Lula insiste em dizer. Nos últimos dias, o presidente da República tem colocado em dúvida a necessidade de corte dos gastos públicos.

No encerramento do discurso, o ministro da Fazenda salientou: “Reconhecemos a necessidade de encerrar as pressões de gastos públicos, desde que, como sempre lembra o presidente, cuidemos dos mais vulneráveis”.

Na quarta-feira (26/6) em entrevista ao portal Uol, Lula afirmou ainda não saber se “precisa efetivamente cortar” gastos para equilibrar as contas públicas, mas descartou a possibilidade de reduzir o salário mínimo para atingir esse objetivo.

O petista também negou mexer no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e nas pensões e aposentadorias, hoje vinculadas ao salário mínimo.

Segundo Haddad nesta quinta, o redesenho das políticas públicas será levado a cabo para equilibrar as contas, “mas com a sabedoria política de alguém que já demonstrou compromisso com quem mais precisa do Estado brasileiro”, em referência ao presidente.

Diálogo com o Congresso

O ministro ainda ressaltou o apoio do Congresso Nacional em várias propostas sugeridas pela equipe econômica e rechaçou que as medidas arrecadatórias tenham ampliado a carga tributária no país.

“Ninguém está aumentando carga tributária, não se criou um imposto, não se aumentou uma alíquota. O que se fez é corrigir desequilíbrios fiscais, renúncias fiscais”, destacou.

“Pessoas que detinham riquezas excessivas com rendimentos exorbitantes pagavam zero de Imposto de Renda. Várias leis foram aprimoradas, sempre democraticamente, na conversa com o Congresso Nacional, negociando. Ninguém impôs ao Congresso uma agenda, tudo foi negociado”, prosseguiu.

Segundo ele, isso demonstra a capacidade de diálogo da articulação política e do Ministério da Fazenda. E completou: “O presidente Lula nunca desautorizou o Ministério da Fazenda na busca do equilíbrio das contas”.

Cenário externo

Haddad também disse ser necessário reconhecer que, “infelizmente, o cenário externo se agravou neste ano, com a manutenção da meta da taxa de juros nos EUA, o que nos traz desafios enormes”.

Frente a isso, ele defendeu a proteção da economia brasileira acelerando a agenda de reformas e o redesenho de políticas públicas e buscando o equilíbrio fiscal pelo lado das receitas e das despesas.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem-vindo ao FeedTalk, o seu ponto de acesso para informações atualizadas e relevantes. Em um mundo em constante movimento, manter-se informado é essencial, e é por isso que estamos aqui para oferecer a você notícias em tempo real, de forma acessível e confiável.

Top Reviews

Nós acompanhe nas redes sociais:

MC Poze ‘canta’ hit do Natal graças a Inteligência Artificial Vaza conversa de Neymar pedindo nud3s! Veja Print 😱 O FENÔMENO DAS CAMISAS ‘TREINO ABENÇOADO’: FATURAMENTO DE 12 MILHÕES EM APENAS 1 SEMANA!
MC Poze ‘canta’ hit do Natal graças a Inteligência Artificial Vaza conversa de Neymar pedindo nud3s! Veja Print 😱 O FENÔMENO DAS CAMISAS ‘TREINO ABENÇOADO’: FATURAMENTO DE 12 MILHÕES EM APENAS 1 SEMANA!
MC Poze ‘canta’ hit do Natal graças a Inteligência Artificial Vaza conversa de Neymar pedindo nud3s! Veja Print 😱 O FENÔMENO DAS CAMISAS ‘TREINO ABENÇOADO’: FATURAMENTO DE 12 MILHÕES EM APENAS 1 SEMANA!
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.