Governo federal e prefeitura do Recife formalizam acordo que permite ampliação de área de uso público no Cais José Estelita

Com acerto, parque linear vai ganhar 50 mil metros quadrados. Consórcio Novo Recife deve recuperar equipamentos históricos e indenizar o governo federal. Mitigação prevê construção de novo sistema viário e parque linear às margens da Bacia do Pina
Divulgação/ PCR
A prefeitura do Recife e a Advocacia-Geral da União (AGU) anunciaram a formalização de um acordo para incorporar a área do antigo Pátio Ferroviário das Cinco Pontas ao Novo Recife, projeto de requalificação do terreno dos armazéns no Cais José Estelita, no Centro da cidade. O espaço de 55,6 mil metros quadrados corresponde a um terço da obra e está em disputa desde 2022 (saiba mais abaixo).
O acordo permitirá a ampliação da área reservada ao uso público. As obras são realizadas pelo consórcio de construtoras que adquiriu o terreno, num leilão em 2008, para a construção de 13 torres de até 38 andares — o que foi alvo de protestos e ocupações entre os anos de 2012 e 2019.
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O termo de conciliação foi assinado pelo prefeito João Campos (PSB) e pelo advogado-geral da União, Jorge Messias, na terça-feira (4), em Brasília. O acerto também envolveu o Consórcio Novo Recife, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
De acordo com a AGU, a área de uso público prevista no projeto será ampliada em 50 mil metros quadrados, dobrando de tamanho.
A área incorporada corresponde ao parque linear que será construído próximo à Bacia do Pina. Além disso, será derrubado o muro que separa o Pátio Ferroviário da Avenida Sul, entre os bairros do Cabanga e de São José.
Como contrapartida, o consórcio, formado pelas construtoras Moura Dubeux, Queiroz Galvão e GL, deve:
Investir R$ 21 milhões na recuperação de equipamentos federais históricos do antigo Pátio Ferroviário, como o areeiro, a oficina de locomotivas, a caixa d’água e o tanque de combustível;
Indenizar a União em R$ 900 mil pelos trechos incorporados ao projeto.
Segundo a prefeitura, todas as intervenções serão custeadas pelo consórcio privado, totalizando cerca de R$ 120 milhões em ações mitigadoras. No entanto, será a gestão municipal que vai definir como as áreas de uso público serão integradas.
Imagem de arquivo mostra terreno dos antigos armazéns do Cais José Estelita, no Centro do Recife
Reprodução/TV Globo
Disputa judicial
O impasse judicial envolvia a área operacional do Pátio Ferroviário das Cinco Pontas, que pertencia à Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (Refesa), empresa pública extinta em 2007;
O local fazia parte do terreno que envolve os armazéns, porém apenas a parte não operacional foi leiloada em 2008;
Em 2022, o Consórcio Novo Recife moveu uma ação contra o governo federal, alegando divergências sobre os limites entre os trechos em obras e a área do pátio inativado, que, em 2015, foi inscrito como patrimônio cultural ferroviário pelo Iphan;
Segundo a AGU, antes do processo, a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) tinha identificado áreas de sobreposição entre a planta original do terreno e a georreferenciada, realizada em 2009, incluindo trechos com equipamentos ferroviários históricos;
O consórcio afirmou que o loteamento do terreno estava aprovado havia mais de cinco anos e o prazo para rever a incorporação da área ao projeto Novo Recife já tinha passado, entrando com a ação judicial contra a União.
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