Em Eldorado do Sul (RS), água baixa e revela sinais de uma cidade que nunca mais será a mesma

Apesar de as águas estarem baixando, muitos lugares ainda estão inundados. Os caminhões não passam em várias ruas. Por isso, o Exército decidiu usar um carro de combate, o Guarani. Em Eldorado do Sul, região metropolitana de Porto Alegre, a água baixou e revelou um cemitério de carros
Em Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre, a ajuda chega em carros de guerra.
Nesta sexta-feira (10), as águas baixaram em Eldorado do Sul, revelando sinais de uma cidade que nunca mais será a mesma. O pátio do Detran ressurgiu como um cemitério fantasma. Carros, ônibus e caminhões: agora são sucata. Alguém circula em uma rua seca e arrasada. Em outras, ainda tem água pelas canelas, pelos joelhos e pela cintura. Gente vagando em busca do que sobrou.
O autônomo Paulo Moacir entrou na casa dos filhos. Recuperou uma TV e resgatou dois passarinhos e uma tartaruga.
“Resgatar as coisas que deu, tentar. Está tudo perdido, né. Aqui não recupera nada mais”, diz ele.
Mas a chuva voltou e a temperatura caiu. Em Porto Alegre, voluntários correram contra o tempo para levar gente isolada até lugares secos e aquecidos. Um homem na cadeira de rodas estava no oitavo andar. Foi carregado pelas escadas e retirado de barco. O casal de idosos aceitou a ajuda, e ela quer ter certeza de que seguem juntos.
E o socorro às pessoas continua depois dos resgates. As doações reforçam os depósitos de roupas, água e comida.
“Vem de Santa Catarina, vem do estado do Rio Grande do Sul, do interior, do Rio de Janeiro, do Paraná, enfim, diversas doações de vários estados do Brasil”, diz o tenente-coronel Camilo Augusto de Lima Mota, comandante do 9º Regimento de Cavalaria Blindado.
Enchentes no RS: os caminhões não passam em várias ruas. Por isso, o Exército decidiu usar um carro de combate, o Guarani
Jornal Nacional/ Reprodução
Apesar de as águas estarem baixando, muitos lugares ainda estão inundados. Os caminhões não passam em várias ruas. Por isso, o Exército decidiu usar um carro de combate, o Guarani. Em tempos de guerra, ele transporta tropas. Na enchente, ele leva ajuda.
O soldado confere os pedidos de socorro distribuídos pela Defesa Civil e vai até quem precisa. Isabele não quer sair; quer comida e água. Tem mais gente na casa.
“Tem uma senhora de idade aqui também. Ela não quer de jeito nenhum. Eu também não vou sair por causa dos bichinhos”, diz ela.
O industriário Arami Prestes está refugiado com a família na casa do cunhado. Pede água aos soldados.
“(A água) É muito importante. Isso aqui é vida”, diz ele.
Algumas garrafas vieram de Curitiba. Mais uma doação que fez diferença.
“Nosso coração fica apertado. Que Deus abençoe essas pessoas. Que possam ser recompensadas. Não só a mim, mas esse povo todo que está sofrendo neste momento”, acrescente Arami.
LEIA TAMBÉM
Em Arroio do Meio (RS), água baixa e revela cenário de destruição
Mesmo com cheia, muitos moradores de cidades gaúchas atingidas permanecem em casa
Atletas e ex-atletas estão na linha de frente para socorrer as vítimas das enchentes no RS
Mais de 10 mil animais já foram resgatados no Rio Grande do Sul desde o início da tragédia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem-vindo ao FeedTalk, o seu ponto de acesso para informações atualizadas e relevantes. Em um mundo em constante movimento, manter-se informado é essencial, e é por isso que estamos aqui para oferecer a você notícias em tempo real, de forma acessível e confiável.

Top Reviews

Nós acompanhe nas redes sociais:

MC Poze ‘canta’ hit do Natal graças a Inteligência Artificial Vaza conversa de Neymar pedindo nud3s! Veja Print 😱 O FENÔMENO DAS CAMISAS ‘TREINO ABENÇOADO’: FATURAMENTO DE 12 MILHÕES EM APENAS 1 SEMANA!
MC Poze ‘canta’ hit do Natal graças a Inteligência Artificial Vaza conversa de Neymar pedindo nud3s! Veja Print 😱 O FENÔMENO DAS CAMISAS ‘TREINO ABENÇOADO’: FATURAMENTO DE 12 MILHÕES EM APENAS 1 SEMANA!
MC Poze ‘canta’ hit do Natal graças a Inteligência Artificial Vaza conversa de Neymar pedindo nud3s! Veja Print 😱 O FENÔMENO DAS CAMISAS ‘TREINO ABENÇOADO’: FATURAMENTO DE 12 MILHÕES EM APENAS 1 SEMANA!