Com 43 anos, foi eleito em outubro de 2024 com 51,40% dos votos. Cerimônia aconteceu no Teatro Carlos Gomes nesta quarta-feira, 1° de janeiro. Delegado Egídio (PL) toma posse de prefeitura em Blumenau
Vitor Léxon/NSC TV
Delegado Egídio (PL) foi empossado nesta quarta-feira, 1º de janeiro, para o primeiro mandato à frente da prefeitura de Blumenau, terceira cidade mais populosa de Santa Catarina, com 361.261 mil habitantes, e localizada no Vale do Itajaí. Aos 43 anos, ele foi eleito em outubro com 51,40% dos votos.
Ao todo, foram 95.075 votos. A vice-prefeita eleita é Maria Regina Soar (PSDB), que também participou do evento.
VEJA AS PROMESSAS DE CAMPANHA NO FINAL DA MATÉRIA
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
A cerimônia aconteceu no Teatro Carlos Gomes. Antes do discurso, Egídio falou à NSC TV e disse que o governo será marcado por muito trabalho.
“Aquilo que falávamos durante a campanha eu consegui concretizar, com a montagem do nosso colegiado, uma equipe com conhecimento técnico, que amanhã toma posse. Então vamos trabalhar muito para proteger, para servir, para trabalhar para que a nossa cidade continue sendo uma das melhores para se viver do Brasil”, afirmou.
Principais promessas de campanha
O g1 levantou promessas que podem ser medidas e cobradas e que foram feitas no plano de governo, redes sociais oficiais da campanha e em entrevistas e debates feitos em veículos da NSC.
Egidio Ferrari fala sobre as prioridades para o seu Governo
Educação
Ampliar a oferta de vagas na Educação Infantil e as escolas em tempo integral.
Investir na melhoria da infraestrutura da rede pública de ensino
Garantir a entrega de uniformes e materiais escolares para os alunos da rede pública.
Estabelecer diretrizes que impeçam a abordagem da ideologia de gênero no ambiente escolar.
Ampliar a aplicação do modelo de Escolas Cívico-Militares, fortalecendo os princípios de hierarquia e disciplina, em parceria com o Governo do Estado.
Desenvolver o programa “Escola+Segura” para o fomento de capacitações a pais, alunos e servidores.
Saúde e Bem-Estar Animal
Implantar Serviço de Teleconsultoria para encaminhamento a Especialistas.
Buscar recursos financeiros para implantação de Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS) para as Regiões da Velha, Garcia e Itoupavas.
Ampliar a resolutividade das ações nos Ambulatórios Gerais da Família, com implantação de exames, consultas especializadas e utilização de tecnologia.
Intensificar parcerias com clínicas privadas para a realização de exames em horários alternativos, visando reduzir o tempo de espera.
Adequar o Serviço de Reabilitação Municipal para diagnóstico e atendimento especializado a crianças neuroatípicas.
Fortalecer o programa de castração, chipagem e vacinação de animais.
Firmar convênio com universidades que disponham de curso de Medicina Veterinária para ampliar o atendimento na área de Bem-Estar Animal (Hospital Veterinário) com foco em famílias de baixa renda.
Elaborar plano de resgate de animais em situações de desastres naturais.
Fomentar a adoção de animais resgatados em situações de maus-tratos e apoiar feiras de adoções promovidas por ONGs e protetores individuais.
Segurança pública e Defesa Civil
Criar a Guarda Municipal armada gerida por uma estrutura de segurança pública municipal.
Ampliar a vigilância e rondas escolares, utilizando a estrutura das forças policiais, da Guarda Municipal armada e da iniciativa privada.
Desenvolver o aplicativo “Blumenau+Segura” contendo informações em tempo real, ferramentas de acionamento das forças de segurança e espaço para denúncias da população.
Fomentar a rede estruturada de vizinhos, com escopo na segurança pública e apoio na Central de Comando Operacional – CCO.
Viabilizar obras de macrodrenagem em áreas com maior probabilidade de alagamento.
Modernizar e ampliar o sistema de bombeamento dos diques e promover a manutenção periódica de bombas e demais equipamentos existentes.
Criar o Plano Municipal de Drenagem Urbana, regulamentando o cadastramento de tubulações e incentivando o uso de elementos de sustentabilidade para captação, retenção e detenção da água das chuvas.
Assistência social
Ampliar a cobertura de Cadastro Único no Município.
Ampliar e qualificar as políticas destinadas à população idosa, com prioridade nas ações de cuidado diurno.
Fortalecer os serviços para a abordagem da população em situação de rua, alcançando maior inclusão deste público, focando na recuperação e reinclusão do indivíduo às suas famílias.
Ampliar a parceria para o tratamento de pessoas com dependência em álcool e drogas em comunidades terapêuticas.
Administração
Reorganizar, com foco na economicidade e eficiência do serviço público, a estrutura administrativa municipal, com revisão integral das atuais secretarias municipais e órgãos da administração direta e indireta do município.
Criar modelo de Combate Integral à Corrupção na Administração Pública, reforçando os órgãos de controle interno e parcerias com os órgãos de controle externo.
Revisar a quantidade de cargos comissionados, valorizando servidores de carreira, pessoas com conhecimento técnico-profissional de cada área e a meritocracia.
Instituir o Programa Municipal de Regularização Fundiária, de forma intersetorial, ampliando a capacidade de execução e as ações de prevenção.
Assegurar o subsídio do Aluguel Social para famílias de baixa renda.
Fortalecer o processo de retomada das unidades habitacionais já existentes e desocupadas do Programa Minha Casa Minha Vida, junto à Caixa Econômica Federal.
Instituir o Programa de Assistência Técnica Gratuita para População de Baixa Renda – ATHIS.
Investir em plataformas digitais virtuais que facilitem o acesso e acompanhamento dos serviços pela população, do início ao fim.
Estabelecer e promover canais eficazes para denúncias de irregularidades.
Infraestrutura e Mobilidade Urbana
Executar o projeto mobilidade urbana do Corredor Estrutural Norte (Rua Dr. Pedro Zimmermann e transversais).
Implantar novas rotatórias nas principais ruas de bairros para melhorar a circulação viária de áreas com grande fluxo de trânsito.
Melhorar e qualificar o uso da Central de Controle Operacional – CCO, para promover o controle de tráfego e a gestão semafórica, melhorando a fluidez no trânsito.
Implantar as vias projetadas e novas pontes da Região Central, para posterior adoção do Anel Periférico, melhorando o fluxo de trânsito e a redução de filas das ruas centrais.
Executar o projeto do Complexo Viário da Itoupava Norte, com a implantação de ponte sobre o Rio Itajaí-Açu entre as Alfredo Hering e Dois de Setembro.
Viabilizar recursos para o projeto da Ponte da Rua Bolívia, para desafogar o trânsito da Ponta Aguda.
Promover estudos para a padronização da velocidade dos radares em vias de mesma categoria, respeitadas as normas da legislação de trânsito.
Promover uma revisão do contrato com a concessionária do serviço de transporte público (BluMob) com o objetivo de garantir a modicidade tarifária em valores condizentes com a economia local.
Revitalizar a estrutura dos Terminais Urbanos Aterro e Fonte.
Implantar dois grandes parques municipais, sendo um na região oeste (após a desativação do Presídio Regional) e outro nas dependências do Complexo do Sesi.
Implantar o projeto do antigo Porto, conectando à Praça Rosenplatz, Arquivo Histórico e futura sede da Câmara de Vereadores.
Promover a concessão do direito de exploração de publicidade nas placas de denominação de vias públicas para substituição integral do conjunto de placas do município.
Esporte, cultura e lazer
Fomentar parcerias com Escolas e Associações de Moradores para utilização dos espaços já existentes, como quadras poliesportivas.
Incentivar a prática esportiva em todas as faixas etárias com o Programa “Moviblu”.
Viabilizar o apoio de empresas para o Programa de Iniciação Esportiva.
Fortalecer o programa de Bolsa Desportista para atletas de alto rendimento.
Incentivar empresas a desenvolver programas de responsabilidade social focados no apoio ao esporte e aos jovens talentos de Blumenau.
Promover a participação dos estudantes de Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e Psicologia, visando o acompanhamento dos atletas da iniciação esportiva e alto rendimento.
Aumentar a oferta de academias ao ar livre em todos os bairros.
Garantir a acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência na rede de ensino, serviços e equipamentos públicos, empresas, comércio, entre outros, de acordo com legislação existente.
Criar rota acessível no Centro Histórico, ofertando acessibilidade no acesso e nos equipamentos públicos.
Descentralizar a Rota de Lazer para os bairros.
Criar o Distrito Turístico nas imediações da Vila Germânica, com o objetivo de fomentar a melhor ocupação social e econômica da região, voltada à exploração do segmento turístico.
Viabilizar o Centro de Convenções de Blumenau.
Quem é Egídio Ferrari?
Egidio Maciel Ferrari, mais conhecido como Delegado Egídio, nasceu em Blumenau e foi eleito deputado estadual em 2022 pelo PTB. Ele foi apoiado pelo governador Jorginho Mello, colega de partido, e o ex-prefeito Mário Hildebrandt, que encerrou o segundo mandato.
O novo prefeito de Blumenau formado e foi delegado de Polícia Civil por 12 anos em cidades do Vale do Itajaí. Ele é formado em direito pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e à Justiça Eleitoral, declarou R$ 505.310,42 em bens.
Quem é Delegado Egídio (PL), prefeito eleito de Blumenau
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
u
Visão geral da privacidade
Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.