Barbeira cria método inusitado e corta cabelo de crianças enquanto brincam para que não tenham medo

Sandra Campos abriu o salão para atender todas as crianças, mas, devido a proposta diferente, tem feito a cabeça de muitos meninos e meninas com autismo. Eles correspondem a 90% do público da profissional. Empreendedora cria salão de beleza para crianças autistas em Praia Grande, SP
Sandra Campos, de 39 anos, desistiu da carreira na área hoteleira e criou um salão de beleza especializado em crianças, principalmente as diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A empreendedora de Praia Grande, no litoral de São Paulo, corta o cabelo dos pequenos em pé, no chão e até enquanto eles brincam (assista acima).
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
À equipe de reportagem, Sandra contou que trabalhou por 15 anos na área hoteleira. “A vida corporativa me distanciava dos momentos importantes com meu filho, então decidi unir o útil ao agradável”, lembrou ela, que há seis anos teve a ideia de abrir o próprio negócio.
O filho, de oito anos, também ajudou Sandra a descobrir um grande talento: Ser barbeira de crianças. Ela explicou que o menino, que não tem o diagnóstico de TEA, nunca gostou de cortar o cabelo. Este fato a fez criar um local pensado especialmente para ele, o Corte Outra Vez.
Salão de beleza de Praia Grande (SP) é especializado em crianças
Reprodução/Instagram
O espaço com televisões, videogames, tablets e brinquedos lúdicos faz as crianças se distraírem e tirarem o foco do medo de cortar o cabelo. Os pequenos diagnosticados com TEA são ainda mais sensíveis e, por este motivo, tornaram-se 90% do público de Sandra.
Inclusive, a barbeira contou que já atendeu casos de crianças que estavam com cortes na orelha e furo no tímpano — membrana fina que separa a orelha interna, a média e a externa — após cortar o cabelo.
“A criança escolhe o local que fica melhor no salão, a gente vai atrás e tenta fazer. Lógico, com segurança para não machucar o profissional e a criança”, explicou Sandra, sobre a dinâmica dos cortes.
✂ Por que as crianças têm medo de cortar o cabelo?
A psicóloga Raíssa Esteves Rocha Santana, explicou que o receio da maioria das crianças em cortar o cabelo está relacionado ao medo do ambiente novo, do excesso de barulho de secadores e pessoas ou até da palavra ‘cortar’ que, de acordo com a profissional, pode remeter a algo que machuca.
As crianças com TEA, por sua vez, são mais sensíveis a esses sentidos. “Podem ter um transtorno no processamento sensorial, ou seja, uma dificuldade para processar estímulos táteis, visuais, auditivos e olfativos, o que pode causar um grande desconforto na criança”, explicou a especialista.
Raíssa acrescentou que a ida ao cabelereiro não é algo que fazemos todos os dias e a mudança de rotina não é bem aceita por algumas crianças com TEA.
Crianças se distraem e perdem o medo de cortar o cabelo em Praia Grande (SP)
Reprodução/Instagram
🤝Dicas para os pais
De acordo com a psicóloga, muitas vezes o corte de cabelo se torna desgastante tanto para as crianças, como para os pais. Raíssa listou algumas medidas que podem ser tomadas para lidar com este desafio:
🔎 Identificar o que incomoda a criança. Por exemplo, a hipersensibilidade, dificuldade com mudanças ou medo do corte.
🧸Levar brinquedos que promovam acolhimento e possam remeter a ação. Por exemplo, fazer o cabelereiro cortar o cabelo ou pelúcia preferida da criança.
📚Apresentar livros e desenhos que mostrem a ida de outras crianças ao salão.
✂ Evitar o uso da palavra ‘corte’ e preferir os termos ‘arrumar o cabelo’ ou ‘hora de ficar mais bonito’.
🗓 Crianças autistas gostam de previsibilidade. Portanto, o uso de calendários com a data do corte, pode ajudar. A especialista ressalta que essa técnica não deve ser usada com crianças ansiosas.
💇‍♂Procurar estabelecimentos que promovam um ambiente com poucos estímulos auditivos e visuais, e que de preferência a criança seja atendida com horário marcado, evitando o estresse da espera e do excesso de pessoas.
🫂Se possível, fazer com que a criança seja atendida sempre com o mesmo profissional. Isto cria vínculo e contribui para que ela se sinta mais segura.
👏 Parabenizar a criança por ter enfrentado o medo. A psicóloga disse que não significa sempre dar presentes, pode ser um abraço ou um elogio.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem-vindo ao FeedTalk, o seu ponto de acesso para informações atualizadas e relevantes. Em um mundo em constante movimento, manter-se informado é essencial, e é por isso que estamos aqui para oferecer a você notícias em tempo real, de forma acessível e confiável.

Top Reviews

Nós acompanhe nas redes sociais:

MC Poze ‘canta’ hit do Natal graças a Inteligência Artificial Vaza conversa de Neymar pedindo nud3s! Veja Print 😱 O FENÔMENO DAS CAMISAS ‘TREINO ABENÇOADO’: FATURAMENTO DE 12 MILHÕES EM APENAS 1 SEMANA!
MC Poze ‘canta’ hit do Natal graças a Inteligência Artificial Vaza conversa de Neymar pedindo nud3s! Veja Print 😱 O FENÔMENO DAS CAMISAS ‘TREINO ABENÇOADO’: FATURAMENTO DE 12 MILHÕES EM APENAS 1 SEMANA!
MC Poze ‘canta’ hit do Natal graças a Inteligência Artificial Vaza conversa de Neymar pedindo nud3s! Veja Print 😱 O FENÔMENO DAS CAMISAS ‘TREINO ABENÇOADO’: FATURAMENTO DE 12 MILHÕES EM APENAS 1 SEMANA!
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.