Morreu, às 2h40 desta terça-feira (24/12), Alceu Collares, ex-governador do Rio Grande do Sul. Ele havia sido diagnosticado com enfisema pulmonar há 8 anos e desde o último dia 16 estava internado no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, onde entrou com um quadro de pneumonia. A causa mortis é falência múltipla de órgãos, conforme nota do hospital.
Veja:
“O Hospital Mãe de Deus comunica com pesar o falecimento do ex-governador Alceu de Deus Collares nesta terça-feira (24), às 2h40min, em decorrência de falência múltipla de órgãos. Aos 97 anos, ele havia sido internado no dia 16 de dezembro.
Consternados, expressamos nossas condolências à família e amigos, compartilhando a dor pela perda”.
A família de Alceu Collares ainda não deu informações a respeito de velório e enterro.
Governador negro
Primeiro e único negro a governar os gaúchos, Alceu de Deus Collares nasceu em 1927 na localidade de Povo Novo, em Bagé. Na infância, vendia frutas para ajudar a família pobre. Adolescente, chegou a vestir a camisa do Grêmio Esportivo Bagé, mas a carreira como volante deu lugar aos estudos.
Mudou-se para Porto Alegre, cursou direito na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e conquistou o primeiro cargo público, como vereador, em 1962. Passou pelo MDB, durante a ditadura militar, e ajudou a fundar o PDT ao lado do ex-governador gaúcho Leonel Brizola.
Após anos à frente da Prefeitura de Porto Alegre e do governo do estado, sem nunca tentar a reeleição, buscou refúgio em um sítio ao lado da esposa. Ainda exerceu mandatos como deputado federal e a novas campanhas pelo cargo de prefeito da Capital e de governador.