Medido em watts, o consumo de cada sistema computacional é o resultado da demanda elétrica gerada pelos componentes internos e pelos periféricos conectados ao PC O gasto de energia em computadores é um ponto em que o consumidor deve sempre prestar atenção, principalmente se forem máquinas de alta performance. Medido em watts, o consumo de cada sistema é o resultado da demanda elétrica gerada pelos componentes internos e pelos periféricos conectados ao PC. Enquanto laptops costumam gastar de 30 a 70 W de eletricidade, grandes desktops gamer podem chegar a consumir em média de 200 e 500 W. Por isso, para se ter uma ideia do impacto na conta de energia, é importante levar em consideração o tipo e o tempo de uso diário de uma máquina. Confira a seguir, um guia contendo tudo o que você precisa saber sobre o consumo de energia em computadores.
Notebook gamer vale a pena? 3 motivos para comprar — e 3 para passar longe
Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre o consumo de energia elétrica em computadores.
Reprodução/Unsplash
PC ou notebook: qual comprar? Saiba no Fórum TechTudo
Veja os tópicos abordados na matéria:
Quanto um PC gasta de energia?
O que faz um PC gastar mais energia?
Quanto gasta um PC ligado por 1 hora por dia?
Como saber quanta energia o seu PC usa pelo CoolerMaster
Aparelhos para calcular a energia gasta com exatidão
Quais eletrônicos gastam mais energia?
Dicas para economizar energia no PC
1. Quanto um PC gasta de energia?
O consumo de energia em eletrônicos é determinado pela eletricidade que um dispositivo utiliza para realizar suas funções. Esse valor geralmente é medido em watts (W) e quilowatts-hora (kWh), em que 1 kWh equivale ao uso de 1.000 watts durante uma hora. A quantidade também depende da eficiência do dispositivo, dos componentes internos, e de como ele é utilizado. Aparelhos em modo de espera (standby), por exemplo, consomem menos do que quando estão em uso ativo.
O consumo total de um PC pode ser medido diretamente com dispositivos específicos, como medidores de energia de tomada, que mostram o consumo em tempo real e acumulado. Softwares de monitoramento também podem fornecer estimativas dos componentes internos. Em termos gerais, um computador de escritório pode consumir entre 20 e 30 kWh por mês, um computador gamer de 30 a 60 kWh por mês, e um notebook entre 5 e 10 kWh por mês — dependendo do uso e da configuração específica.
O consumo de energia de um PC é medido por Watts
Divulgação/Freepik
2. O que faz um PC gastar mais energia?
O consumo de um PC é influenciado por vários componentes. A eficiência da fonte de alimentação (PSU), medida por certificações como 80 Plus, determina a quantidade de eletricidade convertida em energia utilizável, com fontes mais eficientes perdendo menos energia como calor. Por outro lado, a CPU, especialmente durante tarefas intensivas, e a GPU, que pode consumir mais em jogos e tarefas gráficas intensivas, são os principais consumidores. A memória RAM e os dispositivos de armazenamento, como HDDs e SSDs, também contribuem, embora de forma menos significativa, para o consumo total.
Além dos componentes internos, a placa-mãe distribui energia e consome uma parte dela, variando conforme os dispositivos conectados. Periféricos como monitores, impressoras e dispositivos USB também adicionam ao valor total — com monitores em particular consumindo uma quantidade significativa de energia. Isso varia conforme o modo de operação do usuário, sendo mínimo em modo de espera e muito alto durante atividades intensivas.
3. Quanto gasta um PC ligado por 1 hora por dia?
O consumo de energia de diferentes tipos de computadores varia significativamente com base em seus componentes e uso. Dessa forma, computadores voltados para o uso em escritório, PCs gamer e notebooks operam em faixas diferentes. Para que isso seja visualizado de maneira simples, vamos simular o consumo mensal desses diferentes tipos de computadores, em um período de 1h por dia.
Para um computador de escritório, que consome em média entre 100 e 150 W em uso moderado, o valor diário é de 0,1 a 0,15 kWh. Em um mês, isso resulta em um consumo de 3 a 4,5 kWh (0,1 kWh multiplicado 30 dias = 3 kWh e 0,15 kWh multiplicado 30 dias = 4,5 kWh). Para saber o quanto de dinheiro isso representa na sua conta de luz, basta multiplicar o valor pelo preço do kilowatt-hora da sua cidade.
PC de escritórios tem um consumo intermediário no segmento.
Reprodução/Freepik
Por outro lado, um computador gamer, que consome entre 250 e 500 watts durante jogos intensivos, tem um valor diário de 0,25 a 0,5 kWh. Isso resulta em um consumo mensal de 7,5 a 15 kWh (0,25 kWh multiplicado 30 dias = 7,5 kWh e 0,5 kWh multiplicado 30 dias = 15 kWh).
Por fim, um notebook, com consumo de 30 e 60 watts em uso moderado, tem uma média diária de 0,03 a 0,06 kWh. O consumo mensal, portanto, varia de 0,9 a 1,8 kWh (0,03 kWh multiplicado 30 dias = 0,9 kWh e 0,06 kWh multiplicado 30 dias = 1,8 kWh).
O consumo de um PC ou notebook pode variar de acordo com o uso
Divulgação/Freepik (marymarkevich)
4. Como saber quanta energia o seu PC usa pelo CoolerMaster
CoolerMaster é um site que realiza o cálculo da fonte de alimentação necessária ao seu PC, com base nas informações internas. Para saber de quanta energia o seu computador precisa, o usuário deve preencher campos como marca, modelo e o soquete da CPU ou GPU. Também é interessante registar a forma da sua placa-mãe, quantidade de memória e tamanho do SSD. Depois disso, a plataforma fornecerá quantos W uma fonte precisará ter para manter o seu computador funcionando.
PC gamers gastam em média mais do que outros modelos.
Reprodução/Freepik (DC Studio)
5. Aparelhos para calcular a energia gasta com exatidão
Aparelhos para calcular a energia gasta com exatidão funcionam ao se conectarem entre a tomada elétrica e o dispositivo a ser monitorado. Eles medem a quantidade de corrente (em amperes) que flui através do circuito e a tensão (em volts) fornecida pela tomada. Esses valores são multiplicados para definir a potência consumida (em watts) em tempo real.
O medidor então acumula esses dados ao longo do tempo para fornecer uma leitura precisa do consumo total de energia (em quilowatt-horas, kWh). Esses dispositivos frequentemente contam com displays que mostram o consumo instantâneo e total, além de outros dados úteis como a tensão e a corrente. Isso permite aos usuários monitorar e gerir sua eletricidade com precisão.
Um bom exemplo de um medidor de eletricidade da ViaGasaFamido. O aparelho conta com um display LCD retroiluminado, e pode ser usado para monitorar o consumo de energia em vários ambientes. Na Amazon, o produto é encontrado por valores que se iniciam em R$ 301.
6. Quais eletrônicos gastam mais energia?
Apesar de apresentarem um considerável consumo energético, os computadores não estão entre os três eletrodomésticos que demandam mais energia. Por precisar manter-se ligada o tempo inteiro, uma geladeira pode impactar em contas de energia com gastos que podem chegar a 93 kWh. Além disso, os chuveiros elétricos também apresentam potências muito altas de consumo, mantendo-se na casa dos 3500W. Ligando-os uma hora por dia durante um mês, o dispositivo pode alcançar um gasto de 105 kWh.
Um sistema de ar-condicionado, por sua vez, pode até ter uma potência menor se comparado a um chuveiro elétrico, porém o tempo de uso pode ser superior. Dependendo da época do ano, pode ser necessário ligá-lo durante cinco horas por dia. Dessa forma, no período de um mês, um aparelho de 9.000 BTUs pode gastar os mesmo 105 kWh do chuveiro elétrico.
Geladeiras têm gastos que podem chegar a 93 KWh
Reprodução/Brastemp
7. Dicas para economizar energia no PC
Para economizar energia ao usar um PC, é ideal que o usuário desligue e desconecte o aparelho quando não estiver em uso, especialmente à noite ou durante longos períodos de inatividade. Isso não apenas poupa luz, mas também prolonga a vida útil do dispositivo. Já nos notebooks, uma dica é usar o carregador apenas quando a bateria estiver acabando. Porém, vale lembrar que isso não é viável na hora de jogar ou usar softwares pesados, pois seu desempenho deve ficar comprometido.
Ajustar as configurações de energia do seu computador é outra medida eficaz. Para isso, configure-o para entrar em modo de hibernação ou suspensão após um período de inatividade, reduzindo o consumo de energia sem comprometer a conveniência.
Outra maneira de economizar energia é usar uma tira inteligente, especialmente para computadores que não podem ser desligados completamente. Esses acessórios cortam automaticamente a energia para dispositivos periféricos quando o computador principal é desligado ou entra em modo de suspensão.
Por fim, desconecte dispositivos externos, como impressoras, scanners e discos rígidos externos, quando não estiverem em uso. Esses aparelhos consomem energia mesmo quando estão inativos, então desconectá-los pode contribuir para uma redução significativa no consumo total de energia.
Com informações de PC Mag e Ergos
5 dicas para comprar um PC gamer bom e “barato”
5 dicas para comprar um PC gamer bom e “barato”
Initial plugin text
Mais do TechTudo
