Diferente da Apple, a Motorola tem poucos celulares na lista de compatíveis com o carregamento sem fio; contemplados estão nas linhas premium da marca estadunidense Os celulares da Motorola que carregam por indução são aqueles que pertencem ao segmento premium da marca e, consequentemente, são mais caros. É o caso do Moto Edge 40 e do Razr 40 Ultra, modelo mais avançado da linha de dobráveis da fabricante estadunidense. Pelo que indica o blog Hello Moto e a página do carregador sem fio oficial, nenhum smartphone da linha Moto G, mais acessível, possui mecanismo de carregamento por indução.
➡️ Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
A tecnologia de carregamento sem fio funciona por meio do que é chamado de indução magnética. Para isso, tanto o carregador quanto o celular contém uma bobina interna. Quando os dois dispositivos são encostados, a base do carregador emite uma energia elétrica que é recebida pelo smartphone, o que inicia o carregamento da bateria, como explica o site Hello Moto.
Saiba-mais taboola
Motorola Razr Ultra 40 é um dos poucos aparelhos da marca com indução magnética
Mariana Saguias/TechTudo
📝 Motorola ou Samsung: qual é o melhor celular? Participe da discussão no Fórum TechTudo
Mesmo com o avanço tecnológico, a indução magnética é bem mais lenta do que o carregamento com fio. Isso ocorre porque uma base wireless traz entre 15 W e 50 W de potência, enquanto um carregador padrão geralmente oferece entre 25 W e 80 W. Existem alguns carregadores específicos, como o Xiaomi Hypercharger, que pode chegar a 120 W ou até 200 W de potência, carregando uma bateria grande por completo em menos de 10 minutos.
Como carregar celular Motorola por indução?
Para que um celular Motorola comece a carregar por indução, basta posicionar o smartphone na base compatível e esperar o processo iniciar. A própria marca dispõe de dois modelos em sua loja oficial online, sendo um preto, com 15 W de potência, e um branco, com 50 W. Enquanto o primeiro custa, atualmente, R$ 284,05 à vista, o segundo acessório tem o preço de R$ 474,05.
Carregador wireless da Motorola com base e potência de 15 W
Divulgação/Motorola
Quando um dispositivo está sendo recarregado por indução magnética, existe um pouco de perda de energia que se dissipa em forma de calor. Por este e outros fatores, é comum o carregamento sem fio ser mais lento do que com fio. O blog Hello Moto indica que é comum o smartphone aquecer um pouco durante o procedimento, entretanto, isso não deve ser um problema para o aparelho.
A Motorola recomenda cuidado com o uso de acessórios não regulamentados ou de baixa qualidade. Nesses casos, pode haver, sim, um superaquecimento do celular. Segundo o texto, o ideal é utilizar produtos certificados e seguir as instruções do fabricante para diminuir riscos.
Quais modelos da Motorola carregam por indução?
Linha Edge
Motorola Edge Plus;
Motorola Edge 30 Neo;
Motorola Edge 30 Pro;
Motorola Edge 30 Ultra;
Motorola Edge 40;
Motorola Edge 50 Pro;
Motorola Edge 50 Ultra.
Linha Razr
Motorola Razr 40;
Motorola Razr 40 Ultra.
Com informações de Motorola (1, 2)
🎥 Veja também nosso unboxing do Motorola Edge 50 Ultra
Motorola Edge 50 Ultra: veja unboxing do celular topo de linha
