Em entrevista ao FeedTalk, Tereza Soares, CEO do Grupo I Can, compartilhou insights sobre o crescimento do setor de petróleo e gás no Brasil e como a empresa tem se posicionado como uma parceira estratégica, unindo inovação tecnológica e gestão eficiente para atender à demanda crescente. O cenário de retomada na indústria, impulsionado por avanços tecnológicos e novos projetos de exploração, como o da Margem Equatorial, abre um leque de oportunidades para empresas especializadas, como o Grupo I Can.
Segundo a CEO, o diferencial da empresa está em sua vasta experiência em gestão de ativos, algo fundamental neste momento de expansão da indústria, com projetos na Bacia de Campos e no pré-sal.
Além da expertise técnica, a sustentabilidade é um dos pilares do trabalho desenvolvido pelo Grupo I Can. Ricardo Blanco, Consultor Master da empresa, enfatizou durante nossa conversa a importância de práticas sustentáveis no descomissionamento de plataformas, que precisam ser recicladas de forma responsável. “Estamos comprometidos em combinar eficiência operacional com a preservação ambiental. A gestão cuidadosa é fundamental para o sucesso dessas operações”, afirmou Ricardo.
O FeedTalk também apurou que o Grupo I Can está realizando a avaliação patrimonial de plataformas antigas da Petrobras. Essa avaliação tem como objetivo determinar o valor real de mercado de embarcações descomissionadas que serão alienadas como sucata pela estatal. Ramon Areias e Romulo Oliveira, integrantes da equipe técnica, explicaram que esse processo é vital para garantir uma correta alienação dos ativos da Petrobras.
Outro tema abordado por Daniel Bisneto, Consultor de TI do Grupo I Can, foi a transformação digital no setor, destacando o investimento da empresa em inteligência artificial para garantir maior precisão e confiabilidade nas análises de dados. “A IA agrega uma camada extra de segurança e eficiência, ajudando nossas equipes a otimizar processos e elevar a qualidade dos serviços”, explicou Bisneto.
Por fim, o Grupo I Can também reforçou seu comprometimento com a excelência ao garantir a renovação de seu Certificado de Registro e Classificação (CRC) da Petrobras, válido até junho de 2025. “Esse certificado reafirma nossa posição de confiança no mercado, validando nossos critérios técnicos, econômicos e de integridade”, concluiu Tereza Soares.
descomissionamento de plataformas descomissionamento de plataformas descomissionamento de plataformas descomissionamento de plataformas descomissionamento de plataformas descomissionamento de plataformas