Robert Mitchnick, chefe de criptomoedas da BlackRock, compartilhou insights sobre os próximos passos da gigante de investimentos no setor de ativos digitais. Em entrevista à Bloomberg, Mitchnick destacou o interesse esmagador dos clientes no bitcoin e, em menor escala, no ethereum, enquanto a vasta gama de mais de 10.000 ativos digitais permanece em segundo plano.
O ETF de bitcoin da BlackRock (IBIT), lançado em janeiro, arrecadou quase US$ 16 bilhões em dois meses, se tornando um dos ETFs com crescimento mais rápido da história.
“Não posso exagerar o quão atraente isso é para todos os investidores”, afirmou Mitchnick, destacando a dificuldade de outras criptomoedas competirem com o ETF de Bitcoin.
A recente aprovação surpresa dos ETFs de Ethereum pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) gerou especulações sobre quais criptomoedas podem ser as próximas a receber ETFs. Entre os candidatos potenciais estão XRP da Ripple, Solana e Avalanche, que são vistos como fortes rivais do Ethereum.
Mitchnick, que trabalhou na Ripple em 2017, comentou sobre o estado atual do mercado de criptomoedas e para onde ele pode ir.
“Certamente existem alguns grandes projetos nesse grupo maior de ativos, mas também houve muitos projetos bastante frívolos”, disse ele, ressaltando que muitos tokens surgiram com muito hype, mas sem utilidade real, e que será uma longa jornada para esses ativos estabelecerem casos de uso econômico viáveis antes de serem considerados para ETFs.
Próximo ETF pode ficar para 2025
A SEC surpreendeu o mercado ao aprovar os ETFs de Ethereum nesta semana, que devem começar a ser negociados nos próximos meses. Acredita-se que a aprovação inesperada possa ter sido influenciada por pressões políticas, especialmente com as criptomoedas se tornando um tema central na iminente corrida presidencial dos EUA em 2024.
Para o chefe de criptomoedas do banco Standard Chartered, tokens como Solana e XRP podem ter seus ETFs aprovados apenas em 2025. “Para mim, por enquanto, o domínio do bitcoin e do ethereum também aumentará, com vencedores seletivos sendo os ‘próximos da fila’”, afirmou Kendrick em uma nota enviada por e-mail.
Para o fundador da SkyBridge Capital, Anthony Scaramucci, a Solana deve ser a próxima criptomoeda a receber um ETF. A previsão, claro, não passa de especulação e deve ser considerada com cuidado.
We are going to get a $SOL ETF get ready.
— Anthony Scaramucci (@Scaramucci) May 24, 2024
CNBC Guest believes $Sol will have the Next Spot ETF 🤯 pic.twitter.com/M79fSC6uJy
— Joshua Jake (@itzjoshuajake) May 22, 2024
Seja como for, a aprovação dos ETFs de Ethereum pela SEC sugere que o ETH não é considerado um valor mobiliário, o que pode abrir precedentes para outras criptomoedas com tecnologias semelhantes.
Analistas indicam que a infraestrutura do ETH, SOL e XRP é tão semelhante que seria difícil para a SEC classificá-las como valores mobiliários, especialmente após a decisão favorável para o ETH.
Sendo assim, é possível que as grandes gestoras mirem criptomoedas com maior capitalização de mercado, o que colocaria a Solana como a primeira da fila.
Fonte: Blackrock fala sobre próximos ETFs de criptomoedas
Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.