Os policiais militares (PMs) Luiz Felipe dos Santos Gomes e Sérgio Regattieri Fernandes Marinho, acusados de abordarem estrangeiros negros em Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, no dia 3 de julho deste ano, viraram réus pelo crime de constrangimento ilegal.
De acordo com o juiz Leonardo Rrodrigues da Silva Picanco, da Auditorida da Justiça Militar, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio (TJRJ), “ao examinar a denúncia, pode-se concluir que além do fato criminoso, o introital descreveu todas e as demais circunstâncias necessárias à apreciação da prática delituosa, e, em especial, o lugar do crime, o tempo do fato e a conduta objetiva que teriam incorrido os denunciados”.
O magistrado concluiu que há indícios suficientes para comprovar tanto a materialidade quanto à autoria dos delitos pelos agentes envolvidos.
Veja o vídeo da abordagem dos PMs:
Os policiais militares do Rio de Janeiro foram acusados de racismo após uma abordagem a adolescentes negros e filhos de diplomatas, com idades entre 13 e 14 anos, em Ipanema, na zona sul.
A Polícia Militar informou que o procedimento investigativo instaurado pela Corregedoria Geral está em andamento. As informações são do jornal O Dia.
Relembre o caso
Os policiais militares Luiz Felipe dos Santos Gomes e Sérgio Regattieri Fernandes Marinho são suspeitos de racismo após uma abordagem a adolescentes negros e filhos de diplomatas, com idades entre 13 e 14 anos, em Ipanema, na zona sul.
A ação policial foi registrada por uma câmera de segurança, que mostra os agentes saindo da viatura armados e abordando os jovens, que não são brasileiros, de forma truculenta.
Uma câmera do edifício gravou a chegada dos policiais em uma viatura. Dois agentes param o carro e descem já apontando as armas para os jovens. Os policiais mandam o grupo encostar na parede e revistam cada um.