A maioria dos brasileiros discorda com a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que bloqueou a plataforma X no Brasil na última sexta-feira (30/8). Os dados de uma pesquisa conduzida pelo instituto AtlasIntel, divulgada nesta quarta-feira (4/9).
De acordo com o levantamento, 50,9% dos brasileiros discordam da determinação de Moraes, enquanto 48,1% são favoráveis à decisão de suspender a rede social no Brasil.
Os números ainda mostram que 56,5% dos entrevistados acreditam que a decisão do ministro do STF contra o X teve motivação política. Já 41,7% enxergam a determinação de Moraes com base em motivos técnicos.
Dos entrevistados, 54,4% afirmaram que as recentes decisões do STF contra a plataforma de Elon Musk estão contribuindo para enfraquecer a democracia brasileira.
Multa de R$ 50 mil
Questionados sobre a determinação de multa diária de R$ 50 mil para quem acessar o X por meio de VPNs, 64,5% dos brasileiros discordam da determinação de Moraes.
Apesar de a grande maioria dos entrevistados ter abandonado a plataforma após a suspensão no país, 5,6% deles afirmaram que continuam usando o X por meio de VPN, sob o risco de serem multados.
Metodologia
Ao todo, o levantamento ouviu 1.617 pessoas das cinco regiões brasileiras, entre os dias 3 e 4 de setembro.
A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.