O Jubileu, que acontece a cada 25 anos, vai durar todo o ano de 2025, com muitos eventos, encontros e iniciativas de reconciliação. No Vaticano, véspera de Natal abre o ano do Jubileu da Igreja Católica
No Vaticano, a véspera do Natal marcou o começo do Jubileu dos católicos.
Uma Praça São Pedro animada neste Natal: 30 mil pessoas foram acompanhar a abertura do Jubileu de 2025 e a Missa do Galo. Mesmo com o esquema de segurança, que teve até robôs antibomba, e apesar do frio de 6ºC, fizeram fila. Muitos assistiram à cerimônia do lado de fora, pelo telão.
O Papa Francisco, ainda resfriado e com tosse, estava muito reflexivo nas orações antes da cerimônia. Ele pediu reconciliação e paz no mundo. Representantes de várias igrejas e comunhões cristãs foram à basílica. Um gesto de hospitalidade e união.
Ao som do coro da Capela Sistina, o Papa Francisco chegou diante da Porta Santa, uma obra do século XV, esculpida em bronze, com representações de pecado e de perdão. Francisco bateu na imensa porta, que se abriu. E com este gesto, deu início ao Jubileu oficial de 2025.
Roma se prepara para o Jubileu da Igreja Católica
Segundo a tradição, a partir de agora, quem passar pela Porta Santa da Basílica de São Pedro – e por outras de mais três basílicas de Roma – pode obter a indulgência plenária – isto é, o perdão de todos os pecados. Um ritual religioso que leva gente do mundo inteiro.
O Jubileu movimenta toda a cidade de Roma, que se prepara faz muitos meses. Uma nova praça foi inaugurada, que liga Roma ao Vaticano, com espaço para 150 mil pessoas. A Praça Pia, a maior área de pedestres da capital italiana.
E a Fontana de Trevi, restaurada e pronta, com o seu ritual pagão, reabriu e voltou a encantar os turistas, que lançam moedas nas suas águas.
Outros países também se preparam. No Rio de Janeiro, o Cristo Redentor já vestiu a camisa do Jubileu.
O Jubileu vai durar todo o ano de 2025, com muitos eventos, encontros e iniciativas de reconciliação. Jubileu oficial aberto, já se fala em um Ano Santo Extraordinário em 2033, para homenagear os 2 mil anos da morte de Jesus Cristo, segundo a tradição católica.
LEIA TAMBÉM
Exposição no Vaticano reúne presépios de várias partes do mundo
Vaticano inclui evento organizado por católicos LGBT no calendário oficial do Jubileu 2025
Visão geral da privacidade
Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.