A doença celíaca é uma condição autoimune causada pela intolerância ao glúten, que é uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1% da população mundial sofre com o problema.
Por suas características, é comum confundir a doença celíaca com a intolerância ao glúten. A diferença é que apenas o primeiro caso envolve uma resposta autoimune ou alérgica.
Cuidados para quem tem a doença celíaca
De acordo com o gastroenterologista Eric Pereira, do Hospital & Clínica São Gonçalo, do Rio de Janeiro, quem sofre com a doença celíaca deve adotar uma série de cuidados na alimentação. Afinal, o glúten é um ingrediente bastante comum, presente em inúmeros pratos e alimentos.
O médico explica que é preciso evitar alimentos que contenham trigo, centeio e cevada na composição. O recomendado é sempre ler no rótulo se “contém glúten”, pois essa informação é obrigatória.
“A dieta deve ser completamente restrita de glúten. Não é permitida nem uma mínima fração, pois pode ativar a doença em apenas um contato. Deve-se ficar atento, pois pode haver contaminação de outros grãos caso algum alimento com glúten tenha sido moído ou feito na mesma máquina, por exemplo”, alerta o especialista.
Leia a notícia completa no site Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!