No hortifruti, se você fica em dúvida sobre qual fruta escolher e se o seu critério considerar o fator saúde, existe uma que não pode faltar no carrinho. Existem mais de três mil espécies de peras no mundo e, aqui no Brasil, encontramos diversos tipos com a casca verde, amarela e polpa branca.
A fruta conta com nutrientes essenciais à saúde como vitaminas A, E, C, fibras, potássio, magnésio e cálcio, além de antioxidantes como carotenoides e flavonoides. Isso significa que ela agrega bastante na prevenção de doenças cardiovasculares, no emagrecimento, na saúde intestinal, além da redução dos radicais livres.
A pera é uma fruta pouco calórica que controla a glicose e previne o envelhecimento
Em uma unidade da fruta, contamos com apenas 54 calorias, sendo uma opção baixa em calorias. As fibras, concentradas na casca, vão colaborar para acelerar o ritmo intestinal — aliviando a constipação —, e também na saúde da microbiota que coloniza o órgão. As fibras ainda ajudam na redução do colesterol “ruim”, e o potássio ajuda no controle da pressão arterial, mais uma vantagem à saúde cardíaca.
Por sua vez, os flavonoides e as vitaminas agregam na função anti-inflamatória, colaborando no combate às inflamações e na prevenção do envelhecimento precoce.
Para aqueles que precisam controlar a glicemia, como os indivíduos que sofrem de diabetes, a pectina, um tipo de fibra, irá colaborar para essa missão, pois ajuda a controlar o açúcar sanguíneo. Já para as mulheres que estão entrando na menopausa, a pera também pode ser uma boa aliada. Ela ajuda a fortalecer os ossos devido à presença de minerais como cálcio, magnésio e potássio.
Ela ainda é um alimento versátil, que pode ser consumido cru ou cozido, em pratos doces ou salgados. Para garantir a melhor escolha no mercado, prefira as versões de polpa firme e casca sem manchas. Elas podem ser congeladas por 15 dias para preparo de sucos e smoothies.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica