Não são só os homens que protagonizam filmes com tiroteios, pancadaria e explosões. As mulheres vêm ganhando o cenário com narrativas diferenciadas, mas não menos eletrizantes Os filmes de ação estrelados por mulheres estão ganhando cada vez mais espaço nas telonas e na audiência do público. Antes uma área habitada apenas por homens (sobretudo, brucutus), o gênero viu crescer uma participação feminina há décadas. Atualmente, títulos como Atômica (2017), Furiosa (2024) e Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo (2022) demonstram a força das mulheres em narrativas surpreendentes e energéticas. Por sorte, essas e outras produções estão disponíveis em streamings como Netflix, Amazon Prime Video, Max (antiga HBO Max) e Disney+.
Para ter uma lista fácil com o melhor do protagonismo feminino, o TechTudo elencou os 15 principais filmes de ação estrelados por mulheres. Para cada dica, há informações sobre enredo, elenco e repercussão. Confira!
🎬 12 filmes que foram dirigidos por mulheres e você não sabia
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
❗Prêmio iBest 2024: vote no TechTudo como melhor site de tecnologia do Brasil
Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo rendeu um Oscar de Melhor Atriz para Michelle Yeoh
Foto: Reprodução/IMDb
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Quer descobrir o mundo dos filmes de ação estrelados por mulheres? Acompanhe a lista a seguir.
Nikita: Criada para Matar (1990)
The Old Guard (2020)
O Tigre e o Dragão (2000)
Alita: Anjo de Combate (2019)
Kill Bill (2003 e 2004)
À Toda Prova (2011)
Salt (2010)
Hanna (2011)
Mulher-Maravilha (2017)
Aliens, O Resgate (1986)
Atômica (2017)
Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo (2022)
O Predador: A Caçada (2022)
A Mulher Rei (2022)
Furiosa (2024)
1. Nikita: Criada para Matar (1990)
Antes de lançar o drama de ação O Profissional (1994), o cineasta francês Luc Besson já havia surpreendido as plateias mundiais com o longa Nikita: Criada para Matar. A personagem-título é uma viciada em drogas que vai parar na prisão após assassinar um policial durante um assalto. Para não ser executada na cadeia, a personagem escolhe participar de um treinamento para ser uma espiã de alto risco. No entanto, sua conduta autodestrutiva pode se tornar o maior obstáculo em suas missões.
Anne Parillaud (O Homem da Máscara de Ferro) interpreta a personagem principal, enquanto Jean-Hugues Anglade (Betty Blue), Tchéky Karyo (Beijo do Dragão), Jeanne Moreau (Jules e Jim – Uma Mulher para Dois) e Jean Reno (O Código Da Vinci) complementam o elenco. Além da nota 7,3 no IMDb e aprovação de 90% no Rotten Tomatoes, Nikita ainda rendeu três remakes e duas séries de TV em países como Canadá, Estados Unidos, Índia e China. O longa está no catálogo do Looke.
Filme francês é protagonizado por Anne Parillaud no papel de Nikita, uma assassina viciada que aceita missões de alto risco
Reprodução/The Movie Database
2. The Old Guard (2020)
Um grupo de mercenários imortais liderado por Andy (Teron) passa séculos atuando secretamente como mercenários contratados por humanos mortais. Mas quando eles descobrem uma nova imortal, suas habilidades correm o risco de serem descobertas, colocando todos os membros do grupo em risco.
Baseado na série de HQs criada por Greg Rucka e Leandro Fernández, The Old Guard é um longa exclusivo da Netflix. Estão no elenco elenco Charlize Theron (franquia Velozes e Furiosos), Chiwetel Ejiofor (Filhos da Esperança), Harry Melling (franquia Harry Potter), KiKi Layne (Não se Preocupe, Querida), além da direção de Gina Prince-Bythewood (A Mulher Rei). A adaptação tem nota 6,6 no IMDb, junto com a aprovações de 80% no Rotten Tomatoes.
Filme exclusivo da Netflix é uma adaptação da HQ escrita e desenhada por Greg Rucka e Leandro Fernández
Reprodução/The Movie Database
3. O Tigre e o Dragão (2000)
O épico de artes marciais O Tigre e o Dragão é conhecido por ter conquistado quatro Oscar em 2001, projetado a carreira da também oscarizada Michelle Yeoh (Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo), além de popularizar o gênero wuxia, que são as obras de fantasia chinesas. Em algum lugar da Dinastia Qing (1636 – 1912), os guerreiros Li Mu Bai (Yun-fat) e Yu Shu Lien (Yeoh) cultivam uma longa relação que orbita entre a amizade e o amor. Após uma espada centenária ter sido roubada na casa onde fazem a segurança privada, a dupla tenta recuperar o artefato, tendo como principal obstáculo um outro casal, desta vez de ladrões.
Chow Yun-fat (Anna e o Rei), Zhang Ziyi (Memórias de uma Gueixa), Chang Chen (O Clã das Adagas Voadoras) e Lang Sihung (Comer, Beber, Viver) integram o elenco. O filme pode ser visto no Sony One (um dos canais do Prime Video) e tem nota 7,9 no IMDb e aprovação de 98% (com selo “Fresco”) no Rotten Tomatoes.
Michelle Yeoh, vencedora do Oscar de Melhor Atriz em 2023, é uma das protagonistas de O Tigre e o Dragão
Reprodução/JustWatch
4. Alita: Anjo de Combate (2019)
O mangá cyberpunk Battle Angel Alita (conhecido no Japão como Gunnm) recebeu em 2019 uma adaptação live-action dirigida por Robert Rodriguez (O Livro de Bobba Fett). O enredo se passa no século XXVI, período em que uma grande guerra quase exterminou a raça humana. Após todo esse conflito mundial, o cientista Dr. Dyson Ido (Waltz) descobre uma ciborgue feminina cheia de funcionalidades letais. Ainda assim, o doutor a leva para sua casa. Mesmo sendo bem tratada por Ido, a jovem humanoide precisa conhecer seu misterioso passado.
Alita: Anjo de Combate conta com Rosa Salazar (Maze Runner: Prova de Fogo) no papel principal e Christoph Waltz (Django Livre), Jennifer Connelly (Top Gun: Maverick), Mahershala Ali (O Mundo Depois de Nós), Ed Skrein (Rebel Moon) e Jackie Earle Haley (Hypnotic: Ameaça Invisível) como coadjuvantes. A obra está no catálogo do Disney+ e tem 7,3 no IMDb e aprovação de 61% no Rotten Tomatoes.
Adaptação do mangá criado por Yukito Kishiro teve adaptação do diretor Robert Rodriguez
Reprodução/The Movie Database
5. Kill Bill (2003 e 2004)
A duologia criada por Quentin Tarantino (Bastardos Inglórios) é recheada de referências cinéfilas, trilha sonora cool, muitos litros de sangue e a performance memorável de Uma Thurman (Vermelho Branco Sangue Azul). A estrela interpreta Beatrix Kiddo, uma assassina de aluguel traída pelos seus companheiros criminosos e até pelo próprio marido, Bill. Após sobreviver a uma tentativa de assassinato do bando, ela caça um a um de seus inimigos até chegar no ex-companheiro.
Todos os dois filmes estão no catálogo do Prime Video. Junto com Thurman fazem parte do elenco David Carradine (Kung Fu), Lucy Liu (Shazam: Fúria dos Deuses), Michael Madsen (Cães de Aluguel) e Daryl Hannah (Blade Runner). As médias são de 8,2 e 8 no IMDb e 85% e 84% no Rotten Tomatoes.
Kill Bill é estrelado por Uma Thurman, que já havia trabalhado com Quentin Tarantino em Pulp Fiction
Reprodução/IMDb
6. À Toda Prova (2011)
Gina Carano é Mallory, uma agente da CIA altamente habilidosa e requisitada para missões de alto nível. Após ser convocada por Kenneth (McGregor) para realizar uma missão secreta com Paul (Fassbender), Mallory é falsamente acusada de um crime que pode acabar não só com sua carreira, mas também com sua vida. Agora, ela conta com a ajuda de poucas pessoas para provar sua inocência.
A ex-lutadora de MMA Gina Carano (The Mandalorian) é a estrela de À Toda Prova, filme de ação e espionagem presente no Prime Video e no Runtime (esta uma plataforma gratuita). O trabalho dirigido por Steven Soderbergh (Erin Brockovich: Uma Mulher de Talento) conta ainda com os astros Michael Fassbender (O Assassino), Ewan McGregor (Moulin Rouge: Amor em Vermelho), Bill Paxton (Titanic), Channing Tatum (Deadpool e Wolverine), Antonio Banderas (Entrevista com o Vampiro) e Michael Douglas (Homem-Formiga). As médias são de 80% no RT e nota 5,8 no IMDb.
A ex-lutadora de MMA Gina Carano interpreta uma espiã traída pela própria agência
Reprodução/The Movie Database
7. Salt (2010)
A ação também faz parte da filmografia de Angelina Jolie, sendo Salt um dos melhores exemplos de sua atuação nesse campo. A obra do diretor Phillip Noyce (Geração Roubada) tem como protagonista Evelyn Salt (Jolie), uma agente da CIA cujo trabalho é positivamente reconhecido entre seus pares. Mas uma denúncia movida por um desertor russo, onde ele alega que a mulher é na verdade uma espiã russa infiltrada, coloca a vida da agente em total perigo.
Junto com Jolie estão no elenco Liev Schreiber (O Casal Perfeito), Chiwetel Ejiofor, Andre Braugher (Brooklyn Nine-Nine), Daniel Olbrychski (Terra Prometida), entre outros. Disponível na Max, Salt possui 62% de aprovação no Rotten Tomatoes, além de nota 6,5 no IMDb.
Em Salt, uma espiã da CIA tenta provar sua inocência ao ser acusada de ser uma traidora
Reprodução/The Movie Database
8. Hanna (2011)
Em Hanna, a atriz irlandesa Saoirse Ronan (Intruso) interpreta a adolescente que dá nome à obra, uma garota que desde cedo foi treinada pelo pai, um antigo agente da CIA, para ser espiã inteligente e letal. Vivendo numa região isolada e gélida da Finlândia, a jovem sai do país quando recebe uma missão pela Europa. Mas ao viajar, ela é sequestrada por uma agência rival, cuja líder tem um passado com a protagonista e seu pai.
O filme pode ser visto no Sony One, um dos canais disponíveis no Prime Video. O elenco é composto por Cate Blanchett (Tár), Eric Bana (Munique), Vicky Krieps (Tempo), Paris Arrowsmith (Michael), John Macmillan (A Casa do Dragão), entre outros. Entre a crítica, o trabalho rendeu a aprovação de 72% no RT. Já entre o público, a média é de 6,7 no IMDb.
Saoirse Ronan interpreta uma jovem assassina treinada pelo próprio pai
Reprodução/The Movie Database
9. Mulher-Maravilha (2017, Max)
Depois de um longo período fora de produções live-action na TV e cinema, a heroína Mulher-Maravilha finalmente conquistou um filme só seu em 2017; hoje disponível no Max. No enredo, a princesa amazona Diana vive em harmonia numa ilha isolada governada apenas por mulheres. Mas quando Steve Trevor, um soldado americano, cai na região e narra os horrores da Primeira Guerra Mundial, a protagonista parte para os Estados Unidos junto com ele, pois desconfia que o deus da guerra Ares está envolvido no conflito mundial.
A atriz e modelo israelense Gal Gadot (franquia Velozes e Furiosos) interpreta a heroína da DC Comics, enquanto Chris Pine (Não Se Preocupe, Querida), Robin Wright (House of Cards), Danny Huston (Yellowstone) e David Thewlis (franquia Harry Potter) completam o cast. O primeiro filme da heroína conquistou aprovação de 93% da imprensa no Rotten Tomatoes e nota 7,4 no IMDb.
Mulher-Maravilha foi uma das produções da primeira fase do universo da DC
Reprodução/IMDb
10. Aliens: O Resgate (1986)
Se o primeiro filme da franquia Alien era mais orientado para o terror, o segundo já adicionava ação na narrativa. Na trama, após sobreviver ao ataque de xenomorfo (nome científico do Alien) no primeiro filme, Ellen Ripley acorda depois de um longo período de internação e descobre algo perturbador. Existe uma colônia humana no mesmo local onde ela se deparou com os ovos de Alien. A mulher inicialmente não quer se envolver, mas muda de ideia e decide salvar a vida de todos os colonos antes que os monstros provoquem mais uma tragédia.
Com direção de James Cameron (Avatar), Aliens, O Resgate consolidou a figura da tenente Ellen Ripley (personagem de Sigourney Weaver) na cultura cinematográfica. Esse e os demais títulos da franquia estão disponíveis no Disney+. Bill Paxton, Michael Biehn (O Exterminador do Futuro) e Jenette Goldstein (Mais Forte que o Ódio) são outros nomes do elenco. As avaliações do público e crítica são de 8,4 (IMDb) e 98% (Rotten Tomatoes).
Aliens: O Resgate tem direção do aclamado cineasta James Cameron
Reprodução/IMDb
11. Atômica (2017)
Assim como The Old Guard, Atômica é outro filme de ação estrelado por Charlize Theron que é baseado numa história em quadrinhos; desta vez, inserido no Telecine. Durante a Guerra Fria, nos anos 1980, a agente Lorraine Broughton (Theron) é convocada para uma missão para encontrar um documento secreto que pode revelar uma trama de espiões. Ela deve usar de suas habilidades de infiltração e até sedução para conseguir o que deseja.
O diretor David Leitch (Trem-Bala) é responsável por trazer às telonas uma adaptação da graphic novel The Coldest City, da dupla Antony Johnston e Sam Hart. Além de Theron, fazem parte do cast James McAvoy (Fragmentado), John Goodman (Monarch: O Legado de Monstros), Toby Jones (O Milagre) e Eddie Marsan (Jogo Justo). O longa tem aprovação de 75% no Rotten Tomatoes (Certificado Fresco) e nota 6,7 no IMDb.
A atriz Charlize Theron interpreta uma sedutora agente britânica em Atômica
Reprodução/IMDb
12. Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo (2022)
O grande vencedor da noite do Oscar 2023 é também uma obra que não contenta em agradar apenas um gênero, passeando por várias temáticas do cinema, como drama, comédia, suspense, ficção científica, entre outros. A história acompanha Evelyn Quan Wang (Yeoh), que pressionada tanto no trabalho quanto pelo esposo e filha, vive a vida no piloto automático. Um dia, durante uma auditoria fiscal, a empresária sino-americana recebe um chamado do multiverso afirmando que só ela é capaz de derrotar uma poderosa vilã chamada Jobu Tupaki. Mas essa jornada promete um sentido existencial ainda maior para a personagem.
O filme possui direção da dupla Daniel Kwan e Daniel Scheinert (Um Cadáver para Sobreviver). Stephanie Hsu (O Rei Macaco), James Hong (Aventureiros do Bairro Proibido), Jamie Lee Curtis (franquia Halloween) e Ke Huy Quan (Loki) estão no elenco principal. Em nota do IMDb, Tudo tem média 7,9. Já no Rotten Tomatoes, a aprovação da crítica é de 95%.
Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo teve 14 indicações no Critics Choice Awards 2023 –
Foto: Reprodução/Justwatch
13. O Predador: A Caçada (2022)
O retorno da franquia O Predador na sétima arte aconteceu em 2022 com o filme O Predador: A Caçada. No ano de 1719, a então colônia Estados Unidos passa por um período de colonização europeia. Alheia a esse acontecimento, a nativa comanche Naru (Midthunder) tenta convencer sua aldeia de que ela é apta a ser uma caçadora tão boa quanto o seu irmão, Taabe (Beavers). Enquanto isso, um alienígena caçador aterrissa na região para também ter um teste de caça. O diferencial está apenas no tipo de alvo: humanos.
Lançado exclusivamente para o streaming, o longa está no catálogo do Disney+. Fazem parte do elenco Amber Midthunder (Missão Resgate), Dakota Beavers, Harlan Blayne Kytwayhat (Shoresy), Michelle Thrush (Black Stone), Mike Paterson (Enxame Negro), entre outros. As notas de A Caçada são de 7,1 no IMDb e aprovação de 94% no Rotten Tomatoes.
O Predador: A Caçada mostra uma guerreira Comache tentando proteger seu povo de um predador alienígena –
Foto: Divulgação/Star+
14. A Mulher Rei (2022)
A estrela do cinema e TV Viola Davis (Os Suspeitos) atua como atriz principal e produtora da ação de época A Mulher Rei. Nanisca (Davis) é uma guerreira militar de alta patente do exército de Daomé, uma das nações mais poderosas da África durante o século XIX. Ela se opõe ao tráfico de pessoas em sua nação, algo que o rei Ghezo (Boyega) pratica a contragosto. A personagem então recebe uma nova integrante no exército chamada Nawi (Mbedu), uma jovem de passado sofrido que quer começar uma nova vida ao lado das guerreiras.
Além de proporcionar combates intensos, o longa da já citada diretora Gina Prince-Bythewood esclarece a história anticolonial da África, ao dar protagonismo às guerreiras de Dahomé, grupo formado apenas por mulheres que lutou contra exércitos e colonos europeus. Thuso Mbedu (The Underground Railroad), Lashana Lynch (Matilda: O Musical), Sheila Atim (Ferida) e John Boyega (Clonaram Tyrone) fazem parte do elenco principal. O título pode ser visto no Prime Video e tem médias de 6,9 no IMDb e aprovação de 94% no RT.
Além de estrelar A Mulher Rei, a atriz Viola Davis também participa da produção do filme
Reprodução/Sony Pictures
15. Furiosa: Uma Saga Mad Max (2024)
O sucesso de Mad Max: Estrada da Fúria (2015) serviu para que a personagem Furiosa, interpretada por Charlize Theron, recebesse um filme próprio que levasse o seu nome. No longa disponível no Max, vemos o surgimento da heroína, desde sua infância em um vale habitado por mulheres guerreiras até sua vida adulta como escrava do vilão Immortan Joe. Anya Taylor-Joy (O Menu) dá vida à protagonista, uma garota que foi raptada ainda criança e que, desde então, anseia pela liberdade.
Chris Hemsworth (Resgate), Tom Burke (Só Deus Perdoa) e Alyla Browne (As Flores Perdidas de Alice Hart) compõem o cast principal. Entre o público e crítica, Furiosa rendeu 90% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 7,6 no IMDb.
Furiosa: Uma Saga Mad Max está entre os 10 filmes de ficção científica de 2024 que você já pode assistir online
Divulgação/Rotten Tomatoes
Com informações de IMDb (1, 2, 3) e Rotten Tomatoes (1, 2)
🎥Conheça os 10 melhores filmes de ação de todos os tempos segundo crítica
Conheça os 10 melhores filmes de ação de todos os tempos segundo crítica
Mais do TechTudo
Initial plugin text
![](https://feedtalk.com.br/wp-content/uploads/2024/10/xtserrocw15oiyl5apx7jbj38wu-1Kz8Jw-scaled.jpeg)