Vitor Nascimento Carvalho, de 21 anos, morreu em novembro de 2021 após uma confusão em um bar de Sorocaba (SP). Clobis Afonso foi condenado durante júri que ocorreu nesta terça-feira (23), no Fórum da cidade. Jovem é morto em bar de Sorocaba
Reprodução/Instagram
A Justiça condenou a 16 anos de prisão o segurança de um bar acusado de matar Vitor Nascimento Carvalho, de 21 anos, em novembro de 2021. A sentença foi resultado do júri que ocorreu nesta terça-feira (23), no Fórum de Sorocaba (SP).
📱 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Clobis Alonso foi condenado por homicídio por motivo fútil e sem chances de defesa da vítima. Ele está preso desde dezembro de 2021.
O crime
Conforme boletim de ocorrência, quatro testemunhas que estavam com Vitor relataram o ocorrido aos policiais militares. O grupo de amigos contou que participava de um evento no Kartbeer, que ficava localizado na Rodovia Raposo Tavares (SP-27), quando houve uma briga.
Segundo o relato, um dos amigos de Vitor teria iniciado a confusão. Em seguida, a equipe de segurança teria colocado o grupo para fora. Enquanto caminhavam para o carro, eles perceberam a presença de um dos seguranças e de mais um homem desconhecido, que esteve envolvido no desentendimento.
Conforme o relato, o segurança e o homem passaram a agredir fisicamente Vitor, que alegava que apenas teria separado a briga. Em determinado momento, o segurança teria mostrado uma arma de fogo e ameaçado o grupo.
Jovem negro morto por segurança em bar se dedicava aos estudos e sonhava ser biólogo, diz pai: ‘Menino promissor’
Na sequência, todos entraram no carro e escutaram tiros ao lado do veículo. Vitor foi ferido na altura do abdômen. Ao perceberem que ele estava ferido, os amigos o levaram à Unidade Pré-Hospitalar da zona leste, mas ele não resistiu aos ferimentos.
Um amigo do jovem, Leonardo Vilela, afirmou à TV TEM que a vítima pediu para que o segurança não atirasse.
Clobis Afonso foi preso no dia 6 de dezembro, quando o caso completou um mês. O advogado do réu, Walther Afonso Silva, afirmou que o caso foi um acidente, “consequência de uma série de eventos imprevisíveis e não intencionais”.
Jovem foi morto a tiros em Sorocaba
Reprodução/TV TEM
Investigação
Uma equipe de perícia técnica se deslocou até a UPH, onde se encontrava o carro no qual estava o grupo. O veículo foi periciado e liberado.
Policiais também foram ao local dos disparos. Um estojo de calibre .38 também foi encontrado e recolhido para perícia. O projétil que teria matado a vítima não foi localizado.
A Polícia Militar entrou em contato com o chefe dos seguranças do bar, o qual informou que teria visto o segurança conhecido ir até o grupo de amigos com outro homem e escutado os disparos. Em seguida, ele teria visto o segurança correr e fugido.
Nota nas redes sociais
Na época, o responsável pelo bar não foi encontrado pelo g1 para prestar esclarecimentos. Nas redes sociais, o estabelecimento publicou uma nota lamentando o ocorrido.
“A respeito do acontecido de ontem, gostaríamos primeiramente de dizer a toda família e amigos da vítima os nossos sinceros sentimentos, do fundo dos nossos corações. Dizer também que estamos cooperando com todas investigações, já denunciamos para a polícia o autor responsável por toda essa barbaridade. Dizer que não compartilhamos com NADA, literalmente NADA do que aconteceu! O que pudermos fazer e cooperar para que a justiça seja feita, faremos! Meus sinceros sentimentos, estamos totalmente sensibilizados com toda situação.”
O que diz a defesa
A defesa de Clobis Afonso alega que o caso “foi um acidente, consequência de uma série de eventos imprevisíveis e não intencionais”, e que o réu teria usado uma arma de fabricação caseira. “Clobis não possuía conhecimento técnico sobre a arma, que disparou acidentalmente devido ao impacto, atingindo Vitor”, alega.
Ainda conforme o advogado de Clobis, o homem não tinha a intenção de matar e que buscará provar que a morte do jovem “foi uma tragédia acidental, não um ato deliberado de homicídio.”
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
![](https://feedtalk.com.br/wp-content/uploads/2024/07/whatsapp-image-2021-11-06-at-13.00.01-Bo6T0y.jpeg)