Exagerou? Confira 6 dicas para iniciar um detox pós-Carnaval

Durante o Carnaval, muitas vezes perdemos a conta da quantidade de álcool, de sol e de horas que passamos em pé.

O corpo cobra ao fim da festa e, depois de tanta folia, é hora de cuidar para evitar o acúmulo de toxinas e radicais livres.

Segundo a médica Claudia Chang, integrante da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), os excessos criam um ciclo vicioso que afeta os processos metabólicos do organismo.

“O excesso de álcool nessa época, somado à má alimentação e à redução na qualidade do sono, sobrecarrega os órgãos responsáveis por eliminar as toxinas, como o fígado e os rins, prejudicando todo o funcionamento do corpo, incluindo a digestão, a imunidade e até o desempenho cognitivo”, diz a especialista.

Pensando em ajudar no processo de desintoxicação do corpo, Claudia recomenda 6 dicas para dar um “resetar” no organismo:

1 – Reforce a hidratação

Para minimizar os efeitos do álcool, é fundamental ingerir muita água, antes, durante e depois da ingestão de bebidas. Segundo a endocrinologista, além de repor a hidratação perdida, o aumento do consumo de água estimulará o funcionamento dos rins, eliminando o excesso de líquidos, sódio e toxinas.


0

2 – Regule sua rotina de sono

Depois de dias dormindo tarde e com má qualidade de sono, é hora de reajustar o relógio biológico e retornar à rotina. “Uma noite bem dormida regula os processos metabólicos e hormonais do corpo, além de ter função restauradora ao eliminar toxinas e fortalecer o sistema imunológico”, garante Chang.

3 – Aposte nos chás digestivos

Os chás à base de ervas naturais também são aliados da desintoxicação. Chás de boldo e de alcachofra, conhecidos por ajudar na saúde do fígado, são indicados.

4 – Inclua castanhas e sementes no cardápio

As sementes proporcionam maior ingestão de vitamina E (com ação antioxidante) e ômega-3 (ácido graxo com poder anti-inflamatório). Entre as opções, estão amêndoas, castanhas, avelãs, castanha-do-pará, castanha-de-caju, nozes, pistache, semente de chia e de girassol.

5 – Consuma folhas verde-escuras

“Consuma brócolis, espinafre, chicória e couve, além das verduras amargas, como rúcula e agrião. São fontes de fibras importantes, que ajudam a limpar o organismo, melhoram a digestão e diminuem a absorção de gorduras e toxinas”, completa.

6 – Invista nas frutas certas

Outras formas de ajudar a recuperar o organismo pela alimentação são a ingestão de algumas frutas ricas em água e com baixas calorias, como melancia e melão, que devolvem a hidratação perdida. Outras frutas, como a laranja, o mamão e o morango podem ser eficazes para promover o funcionamento do fígado.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem-vindo ao FeedTalk, o seu ponto de acesso para informações atualizadas e relevantes. Em um mundo em constante movimento, manter-se informado é essencial, e é por isso que estamos aqui para oferecer a você notícias em tempo real, de forma acessível e confiável.

Top Reviews

Nós acompanhe nas redes sociais:

MC Poze ‘canta’ hit do Natal graças a Inteligência Artificial Vaza conversa de Neymar pedindo nud3s! Veja Print 😱 O FENÔMENO DAS CAMISAS ‘TREINO ABENÇOADO’: FATURAMENTO DE 12 MILHÕES EM APENAS 1 SEMANA!
MC Poze ‘canta’ hit do Natal graças a Inteligência Artificial Vaza conversa de Neymar pedindo nud3s! Veja Print 😱 O FENÔMENO DAS CAMISAS ‘TREINO ABENÇOADO’: FATURAMENTO DE 12 MILHÕES EM APENAS 1 SEMANA!
MC Poze ‘canta’ hit do Natal graças a Inteligência Artificial Vaza conversa de Neymar pedindo nud3s! Veja Print 😱 O FENÔMENO DAS CAMISAS ‘TREINO ABENÇOADO’: FATURAMENTO DE 12 MILHÕES EM APENAS 1 SEMANA!
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.