PT alega risco à democracia em escolas cívico-militares de Tarcísio

São Paulo O Partido dos Trabalhadores (PT) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) e pediu a suspensão cautelar da lei que cria o programa Escola Cívico-Militar em São Paulo, sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), alegando risco de dano à “ordem democrática”.

“Para o PT os danos financeiros serão graves, os danos sociais serão irreparáveis e as consequências políticas põem em risco a ordem democrática e o Estado de Direito”, afirma o partido em nota sobre o tema enviada ao Metrópoles.

Sancionada em maio, a lei das escolas cívico-militares autoriza policiais da reserva a atuarem como monitores em colégios das redes municipais e estadual de ensino.

O pedido de suspensão foi protocolado dentro de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) impetrada pelo PT contra o modelo. Esta é a segunda vez que o STF é acionado contra a lei paulista – o PSol também questiona a constitucionalidade das escolas cívico-militares no Supremo.

O PT alega que a suspensão evitará “prejuízos sociais e econômicos, e impedirá a violação frontal da ordem democrática”, já que o estado não teria competência para legislar sobre o tema e a lei violaria direitos fundamentais.

O partido afirma que o exemplo das escolas deste gênero no Paraná mostra que o modelo cívico-militar “se baseia na repressão como método”. A lei paranaense sobre o tema também é alvo de uma ADI no STF.

A ação petista foi endereçada ao presidente do Supremo, ministro Luís Roberto Barroso, e deve ter o ministro Alexandre de Moraes como relator.

4 imagens
1 de 4

Tarcísio enviou projeto das escolas cívico-militares à Alesp em março de 2024

Divulgação / Governo de SP

2 de 4

Governador Tarcísio de Freitas discursa durante cerimônia de lançamento da Frente Parlamentar das Escolas Cívico-Militares

Vinícius Schmidt/Metrópoles

3 de 4

Escolas cívico-militares são criticadas por especialistas

Vinícius Schmidt/Metrópoles

4 de 4

Programa de escolas cívico-militares do governo federal foi encerrado pelo governo Lula em 2023

Governo de Goiás/Divulgação

MPF contra lei

No início do mês, a Procuradoria dos Direitos do Cidadão, órgão ligado ao Ministério Público Federal (MPF), publicou uma representação alertando que a lei que institui o Programa Escola Cívico-Militar Paulista fere o modelo de educação previsto na Constituição.

Em uma representação destinada ao Procurador Geral da República, Paulo Gonet, o procurador federal dos Direitos do Cidadão, Nicolao Dino, defende que o projeto do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) “afronta os princípios da liberdade de pensamento e da gestão democrática das escolas” e “cria atribuições para a força militar estadual que não estão previstas na Constituição”.

A Defensoria Pública de São Paulo também se manifestou contra o projeto no STF e mencionou reportagem do Metrópoles para alertar sobre o risco do modelo “subverter a natureza constitucional da educação”.

“A Lei Complementar Estadual prevê pagamentos aos militares da reserva e, segundo matéria veiculada pela imprensa, o modelo de escolas cívico-militares tem fomentado o emprego de recursos públicos, sem licitação, em entidades privadas que já se especializaram no tema, vendo na educação pública, em subversão de sua natureza constitucional, novo nicho de mercado”, disse o órgão, ao pedir para entrar como amicus curiae (do latim, amigo da causa) na ADI movida pelo PSol no STF contra a lei paulista.

No início de junho, o Metrópoles mostrou que uma associação criada por um suplente de deputado federal do PL fatura milhões de reais em contratos sem licitação com prefeituras para implantar o modelo cívico-militar em escolas.

A lei criada por Tarcísio também abre espaço para a atuação de associações como a citada pela reportagem.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem-vindo ao FeedTalk, o seu ponto de acesso para informações atualizadas e relevantes. Em um mundo em constante movimento, manter-se informado é essencial, e é por isso que estamos aqui para oferecer a você notícias em tempo real, de forma acessível e confiável.

Top Reviews

Nós acompanhe nas redes sociais:

MC Poze ‘canta’ hit do Natal graças a Inteligência Artificial Vaza conversa de Neymar pedindo nud3s! Veja Print 😱 O FENÔMENO DAS CAMISAS ‘TREINO ABENÇOADO’: FATURAMENTO DE 12 MILHÕES EM APENAS 1 SEMANA!
MC Poze ‘canta’ hit do Natal graças a Inteligência Artificial Vaza conversa de Neymar pedindo nud3s! Veja Print 😱 O FENÔMENO DAS CAMISAS ‘TREINO ABENÇOADO’: FATURAMENTO DE 12 MILHÕES EM APENAS 1 SEMANA!
MC Poze ‘canta’ hit do Natal graças a Inteligência Artificial Vaza conversa de Neymar pedindo nud3s! Veja Print 😱 O FENÔMENO DAS CAMISAS ‘TREINO ABENÇOADO’: FATURAMENTO DE 12 MILHÕES EM APENAS 1 SEMANA!