Aluno leva mata-leão de colega e desmaia em escola: ‘brincadeira perigosa, mas de comum acordo’, diz prefeitura

Diretoria da Unidade Municipal de Ensino (UME) Cidade de Santos informou que foi uma brincadeira. Mãe da vítima não acredita nesta versão e alegou que o filho sofria bullying. Adolescente de 14 anos que desmaiou após levar mata-leão de colega já havia levado um soco na boca
Arquivo pessoal
Um menino de 14 anos desmaiou após levar um mata-leão de um colega dentro de uma escola municipal em Santos, no litoral de São Paulo. Conforme apurado pelo g1 neste sábado (11), a diretoria informou que foi uma brincadeira. A mãe dele disse não acreditar e alegou que o filho sofria bullying.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
A cuidadora de idosos Maria Lúcia Silva Leão, de 54 anos, contou à equipe de reportagem que o filho e o estudante que o golpeou estão no 9º ano do Ensino Fundamental da Unidade Municipal de Ensino (UME) Cidade de Santos. De acordo com ela, esta não é a primeira vez que o menino é agredido.
O estudante desmaiou ao levar um mata-leão dentro da sala de aula durante uma troca de professores. De acordo com a Prefeitura de Santos, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a mãe da vítima foram acionados pela diretoria imediatamente.
A equipe de socorristas encontraram o adolescente consciente e podendo andar normalmente. Mas, mesmo assim, o levaram à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Leste, acompanhado da mãe. No hospital, ele passou por exames, que não apresentaram alterações, e foi liberado.
Maria Lúcia contou ao g1 que o médico da UPA disse que algo pior poderia ter acontecido com o menino. “O médico falou que ele poderia ter morrido […] porque esse mata-leão é muito perigoso”, disse ela.
Motivação
A secretária de Educação Cristina Barletta explicou ao g1 que o menino permitiu que o colega aplicasse um mata-leão na quinta-feira (8). “Foi uma brincadeira perigosa e inconsequente, mas de comum acordo”, afirmou ela.
Maria Lúcia disse que foi acionada pela diretoria porque o filho teria passado mal. Ao chegar na escola, descobriu que o menino tinha desmaiado após ser agredido.
A mãe não acredita que o filho consentiu com a situação. Ela disse que o menino não quis falar o que motivou o mata-leão, mas afirmou à mãe que bateu no braço do colega para ele parar e sentiu uma sensação “horrível” ao desmaiar.
“Isso está muito mal contado. Como é que uma pessoa vai consentir com uma agressão dessa? Sendo que ele já vive sofrendo bullying há muito tempo lá”, questionou a mãe.
Medidas
A mãe contou ainda que o filho relatou ser xingado de fedido e bobo constantemente pelos colegas. Segundo Maria, ele já foi agredido em outras duas ocasiões. Em uma delas, chegou com hematomas pelo corpo e, em outra, levou um soco na boca, como é possível ver nas imagens acima.
“Eu estou indignada porque eu saio para levar meu filho na escola para ir trabalhar e quando eu sei o meu filho está lá dentro agredido […]. Para que não aconteça mais, eu vou até adiante. Eu não quero que o que aconteceu com o meu filho, aconteça com o filho de outra pessoa”.
A mulher disse que está insegura em deixar o filho voltar para escola e, por este motivo, pediu transferência. De acordo com a secretária de educação, a solicitação da mãe já foi autorizada.
Maria questionou ainda o motivo do menino que deu o mata-leão não ter sido expulso da unidade de ensino. A secretária explicou ao g1 que, como não foi demonstrado uma agressão proposital, o adolescente não pode ser punido por uma brincadeira.
“Foi uma brincadeira de mau gosto que eles perceberam que traz consequências desagradáveis para ambos […]. Agora, o que a gente precisa fazer é intensificar projetos da cultura da paz na escola para que isso não ocorra com nenhum outro aluno”, finalizou ela.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

Bem-vindo ao FeedTalk, o seu ponto de acesso para informações atualizadas e relevantes. Em um mundo em constante movimento, manter-se informado é essencial, e é por isso que estamos aqui para oferecer a você notícias em tempo real, de forma acessível e confiável.

Top Reviews

Nós acompanhe nas redes sociais:

MC Poze ‘canta’ hit do Natal graças a Inteligência Artificial Vaza conversa de Neymar pedindo nud3s! Veja Print 😱 O FENÔMENO DAS CAMISAS ‘TREINO ABENÇOADO’: FATURAMENTO DE 12 MILHÕES EM APENAS 1 SEMANA!
MC Poze ‘canta’ hit do Natal graças a Inteligência Artificial Vaza conversa de Neymar pedindo nud3s! Veja Print 😱 O FENÔMENO DAS CAMISAS ‘TREINO ABENÇOADO’: FATURAMENTO DE 12 MILHÕES EM APENAS 1 SEMANA!
MC Poze ‘canta’ hit do Natal graças a Inteligência Artificial Vaza conversa de Neymar pedindo nud3s! Veja Print 😱 O FENÔMENO DAS CAMISAS ‘TREINO ABENÇOADO’: FATURAMENTO DE 12 MILHÕES EM APENAS 1 SEMANA!