Inteligência artificial do Google permite criar imagens, analisar dados e gerar códigos e conteúdos em diversos formatos; conheça seis recursos úteis do chatbot O Gemini Google é um dos chatbots de inteligência artificial (IA) mais populares atualmente, mas ainda existem recursos úteis da plataforma pouco utilizados pelos usuários. Um exemplo deles é a interface com o modelo Imagen 3, que permite criar imagens, a partir de comandos de texto, diretamente na plataforma. Os usuários também podem utilizar a ferramenta para criar códigos, traduzir textos em diferentes línguas e analisar grandes volumes de dados em poucos segundos. Além disso, o Gemini possui a vantagem de ser integrado a outros serviços da big tech, como o Google Docs, Google Planilhas e Gmail, por exemplo. A seguir, confira seis funções muito úteis do software da Google que você deveria testar.
🔎 Como criar prompt no Gemini? Aprenda fórmula de 6 passos
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Lista reúne dicas com recursos úteis, mas pouco conhecidos, do Gemini; confira
Laura Storino/TechTudo
📝 Como a inteligência artificial é implementada em chatbots? Saiba no Fórum do TechTudo
1. Geração de código
Gemini pode ser utilizado para gerar códigos em linguagens diversas
Reprodução/Júlia Silveira
O Gemini pode ser utilizado por desenvolvedores iniciantes ou experientes para gerar código em diversas linguagens de programação. O usuário pode pedir que a ferramenta crie funções, scripts completos ou até mesmo resolva falhas em um código existente. Além de poupar tempo, o recurso pode ajudar a aprender novas linguagens ou aprimorar projetos existentes, servindo também como uma ferramenta de suporte para quem trabalha em equipe e precisa compartilhar soluções de forma rápida.
A ferramenta também ajuda a criar scripts para automatizar tarefas repetitivas. Neste exemplo, pedimos que o Gemini criasse um código em Python para acessar uma pasta e renomear todos os arquivos com informações específicas. Bastou escrever o comando desejado e especificar a linguagem desejada para a IA gerar a resposta em poucos segundos.
2. Criação de diferentes conteúdos
A IA do Google não é útil apenas para responder perguntas ou criar textos. Ela pode gerar conteúdos em diferentes formatos, desde poemas, roteiros, músicas e até mensagens personalizadas. O recurso pode auxiliar usuários a economizar tempo, automatizar tarefas e estimular a criatividade, seja em projetos pessoais, nos estudos ou em demandas de trabalho.
Neste exemplo abaixo, solicitamos ao Gemini para criar um e-mail profissional para uma situação específica. A IA propôs um conteúdo personalizado e com a linguagem adequada ao contexto descrito. Outra vantagem é que os conteúdos gerados podem servir como base para novas ideias, oferecendo um ponto de partida para projetos mais complexos. Vale lembrar que o usuário pode ajustar o tom e o estilo do conteúdo sugerido para torná-lo mais adequado aos seus objetivos.
Gemini pode ser utilizado para criar conteúdos diversos
Reprodução/Júlia Silveira
3. Análise de dados
O Gemini também pode ser utilizado como uma ferramenta para análise de dados. A IA consegue processar grandes conjuntos de informações, encontrar padrões, fazer previsões e até gerar visualizações de dados em poucos segundos. O recurso é útil para profissionais de diversas áreas, como negócios, ciência de dados, direito e marketing, por exemplo. O Gemini agiliza e facilita a análise e a apresentação de informações complexas, e também pode realizar cálculos estatísticos, criar tabelas e fornecer insights para tomadas de decisão. Com o uso da IA, é possível poupar tempo e buscar respostas específicas sobre as informações.
Testamos este recurso pedindo que o chatbot analisasse um relatório de receitas e despesas do Governo Federal, em formato de PDF, com 64 páginas. Solicitamos que o Gemini resumisse e destacasse os principais pontos do documento, o que permitiu visualizar uma síntese das informações em poucos segundos.
Exemplo de análise de dados feita pelo Gemini
Reprodução/Júlia Silveira
3. Tradução
O Gemini também oferece recursos para quem precisa aprender ou trabalhar utilizando outros idiomas. Além de traduzir textos para línguas mais faladas, como inglês, espanhol e francês, o chatbot também suporta idiomas menos comuns. Com esta funcionalidade, é possível traduzir documentos, revisar mensagens e até criar diálogos para aprender e treinar habilidades.
A IA do Google também pode fornecer exemplos práticos de uso de palavras e expressões em diferentes contextos, auxiliando no aprendizado e na adequação de conteúdos para diferentes contextos. Para testar o recurso, pedimos que a plataforma traduzisse algumas frases do português para o finlandês. A ferramenta sugeriu duas versões, sendo uma mais formal e outra mais coloquial. Além disso, apresentou a tradução palavra por palavra, facilitando a compreensão do idioma.
Exemplo de tradução feita pelo Gemini
Reprodução/Júlia Silveira
4. Criação de imagens
O Gemini também consegue gerar imagens em diferentes estilos e formatos a partir de descrições em texto. Esta funcionalidade é útil não só para profissionais que trabalham com arte e design, mas para quem precisa de imagens personalizadas para apresentações, redes sociais ou projetos criativos, por exemplo.
Neste exemplo abaixo, pedimos para a plataforma criar uma imagem com base na descrição de um cenário e de características específicas de estilo. O usuário ainda pode pedir que a IA faça alterações e adequações na imagem até obter o resultado adequado. O Gemini usa o modelo de linguagem Imagen 3 para criar imagens diretamente na plataforma, não sendo necessário sair da interface para obter o conteúdo desejado.
Gemini utiliza modelo de IA Imagen 3 para gerar conteúdo visual a partir de textos
Reprodução/Júlia Silveira
5. Integração com outras ferramentas
Gemini está integrado a outros serviços Google, como Docs e Gmail
Reprodução/Júlia Silveira
Uma vantagem de utilizar o Gemini é a integração do modelo com outros serviços do Google. Esta facilidade auxilia no fluxo de trabalho e elimina a necessidade de alternar entre diferentes ferramentas. Com os recursos da IA, é possível utilizar o Docs para gerar conteúdo, reformular textos e ajustar o tom da escrita, por exemplo. Já no Google Sheets, a tecnologia auxilia na criação de conteúdos como tabelas, fórmulas e análises de dados.
Também é possível unir a ferramenta ao Gmail e ao Google Slides para gerar rascunhos de mensagens e criar apresentações com conteúdo relevante. Na própria plataforma do Gemini há botões que permitem exportar as respostas para Documentos Google ou como rascunhos de e-mails.
Mais do TechTudo
Veja também: Qual é o melhor App de 2024? E o melhor produto com IA?
Qual é o melhor App de 2024? E o melhor produto com IA?


