Viagens canceladas e dinheiro não devolvido: o drama de milhares de brasileiros vítimas de calote da Hurb

A empresa de viagens responde hoje a mais de 100 mil ações na justiça. Só no Rio, são mais de 12 mil.
Mas, a Hurb continua operando e vendendo pacotes na internet. Viagens canceladas e dinheiro não devolvido: o drama de milhares de brasileiros vítimas de calote da Hurb
O Fantástico deste domingo (4) falou de um problema que está dando dor de cabeça a dezenas de milhares de brasileiros. Pessoas que compraram pacotes de viagens no site do Hurb – antigo Hotel Urbano – mas levaram um calote da empresa. Não conseguiram viajar, e nem receberam o dinheiro de volta.
O problema já chegou nos tribunais – mas nem com ordem da Justiça o Hurb está pagando o que deve aos consumidores. Saiba mais abaixo.
Sonhos destruídos
O Hurb – antigo Hotel Urbano – ficou popular pelas ofertas incríveis. Condições de pagamento espetaculares. Sonhos ao alcance das mãos. Mas para dezenas de milhares de consumidores, ao invés de cartão de embarque, só sobrou mesmo o boleto para pagar. Não teve viagem, nem aeroporto, mala feita. Não teve nada. As férias dos sonhos ficaram só no desejo.
Foi o que aconteceu com o William e a Amanda. O casal contratou um pacote de quatro noites em Gramado.
“Marcamos a primeira, eles pediram para desmarcar, marcamos a segunda, e daí começou um imbróglio”, relata William.
“Eles estavam com uma demanda muito grande no hotel. Não tem vaga também para o voo. E nisso eles iam enrolando, enrolando cada vez mais. E o sonho das crianças, o nosso, ia ficando cada vez mais distante”, diz Amanda.
Ainda segundo o casal, até agora nada foi resolvido.
“E a gente não sabe a quem recorrer e como”, afirma William.
Priscila e Jefferson enfrentaram o mesmo drama ao contratar um pacote de 10 dias para ir à Disney com os três filhos. Após o ocorrido, eles resolveram procurar a Justiça.
“A gente tentou entrar na Justiça e pedir para que a viagem acontecesse. O juiz aprovou, e aí eles não cumpriram o prazo até que o juiz autorizou um bloqueio judicial. Isso foi em novembro”, diz.
Após 9 meses desde o parecer favorável do juiz, nenhuma ação foi tomada.
“Nada. E a gente não consegue achar dinheiro em nenhuma das contas”.
Ações judiciais falhas
O Fantástico ainda conversou com um advogado que tem mais de 470 processos contra o Hurb. Mas desistiu de pegar novos clientes contra a empresa.
“Mesmo com as liminares, sentenças, execuções, nada vem sendo cumprido pela empresa. Eles simplesmente não pagam”, afirma o Doutor Luiz.
Em junho, o Segundo Juizado Especial Cível da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, mandou encerrar mais de 400 ações contra o Hurb, já que a empresa não pagava as condenações. Os processos representavam quase R$ 4 milhões em indenizações. O Hurb responde hoje a mais de 100 mil ações na justiça. Só no Rio, são mais de 12 mil.
Ações judiciais falhas
Para o advogado Eduardo Gasiglia, a ordem de penhora dos bens da empresa foi a única maneira de fazer com que o Hurb pagasse algumas das condenações.
“Para essa empresa não perder computador, mesa, cadeira, eles acabam pagando nos processos. A gente tem visto nos processos que eles têm dinheiro. Então é uma coisa que a gente está conseguindo fazer, em poucos casos”, ressalta o advogado.
A empresa continua operando e vendendo pacotes na internet.
“Não foi decretada a falência dessa empresa. Então é uma empresa ativa que continua vendendo pacotes e mesmo assim os juízes estão desistindo do direito daquelas pessoas. Estão extinguindo o direito daquelas pessoas”, afirma Gasiglia.
O caso chegou até a Secretaria Nacional do Consumidor, órgão do Ministério da Justiça.
“É um caso sem precedentes na história da defesa do consumidor do Brasil. Ele não tem uma solução que seja uma solução rápida. E por isso temos negociado com a empresa a partir desse termo de ajustamento de conduta uma ferramenta onde os consumidores possam então se cadastrar, fazer as suas escolhas de forma de reembolso, de remarcação, seja reembolso por um voucher ou pelo próprio retorno econômico financeiro”, afirma o secretário.
Repórter: todo mundo vai receber?
“Então eu não posso te afirmar que todos vão receber, mas sim que todos têm que ter a satisfação da sua demanda”.
O que diz a Hurb
Em nota, o Hurb disse que a plataforma proposta para fazer a negociação com os clientes credores. “Deve entrar oficialmente em vigor a partir de outubro”. Disse ainda que “não está sem recursos” e que “nenhum bem chegou a ser expropriado para cumprir decisões judiciais”. E que trabalham para “normalizar as operações”. Mas não respondeu por que descumpre decisões judiciais e não paga as indenizações que é condenada.
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