UFPI retoma aulas após mais de 100 dias de greves; confira o calendário acadêmico completo

Aulas retornaram nesta quarta-feira (3). Os dois períodos letivos de 2024, comprimidos no restante de 2024, devem se estender até 25 de fevereiro de 2025. Campus de Teresina da Universidade Federal do Piauí recebe aprovação para criar curso de Psicologia
Andrê Nascimento/ g1 PI
As aulas presenciais nos campi da Universidade Federal do Piauí (UFPI) retornaram nesta quarta-feira (3), após pouco mais de 100 dias dos professores e trabalhadores administrativos em greve. Os dois períodos letivos de 2024, comprimidos no restante de 2024, devem se estender até 25 de fevereiro de 2025.
Período 2024.1: de 3 de julho a 10 de setembro;
Período 2024.2: de 8 de outubro a 25 de fevereiro;
As férias dos professores acontecem de 19 de julho a 10 de agosto. Veja aqui o calendário completo e detalhado.
Segundo o reitor Gildásio Guedes, o calendário foi definido em reuniões com representantes da Adufpi, associação de pós-graduandos e do Diretório Central dos Estudantes.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
“Estamos retornando as atividades acadêmicas como um todo deste 1 período. A universidade está preparada para este retorno e devemos todos contribuir para que isso ocorra da melhor forma possível”, comentou o reitor Gildásio Guedes.
Fim das greves
Os professores da Universidade Federal do Piauí decidiram no dia 27 de junho pelo fim da greve, iniciada em 11 de março de 2024, e os servidores administrativos, no dia 1 de julho.
Os campi de Floriano e Bom Jesus decidiram pelo retorno ainda em 1 de julho, enquanto Teresina e Picos , em 3 de julho.
Professores
Professores da UFPI deflagram greve com ato em frente ao pórtico da universidade
Divulgação/ADUFPI
A presidente da Associação de Docentes da UFPI (Adufpi), Escolástica Santos disse que, embora as negociações para o reajuste ainda em 2024 não tenha avançado, o reajuste virá em 2025 e 2026. A presidente explicou que o reajuste será de 9% para 2025 e 3,5% para 2026.
“Considerando que a proposta inicial era 3,5% e 3,5%, conseguimos avançar, sim, no reajuste de 2026. Lembrando que a nossa perda salarial chega a 40% e que estávamos pedindo 21%. Mas, foi o que conseguimos nesse movimento”, disse Escolástica.
Trabalhadores
Servidores técnicos da UFPI decidem pelo fim da greve; retorno acontece nesta terça (2)
Sintufpi/ Divulgação
Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores UFPI (Sintufpi), Bartolomeu Carvalho, a categoria conseguiu avançar nas reivindicações principais da greve. Segundo o presidente, houve a assinatura de um acordo com o Governo do Estado que definiu os seguintes reajustes:
Em 2025, reajuste de 9% para todos, ativos e inativos;
Em 2026, reajuste de 5%;
Reajustes variados nos auxílios creche, saúde e alimentação.
“Nossa fala é de agradecimento à toda a categoria. Nós saímos dessa greve, acredito, com bastante avanço após a assinatura desse acordo”
Greve Nacional
Os professores de outras diversas universidades federais decidiram no domingo (23) encerrar a greve nacional, iniciada em abril deste ano, após a aprovação da proposta de reajuste salarial enviada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A greve nacional foi encerrada após a maioria das assembleias estaduais votarem a favor da proposta do governo. Segundo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), a paralisação será finalizada até o próximo dia 3 de julho.
O comando nacional da greve (CNG) indicou a saída coletiva da greve, com o acordo oficial sendo assinado junto ao Ministério da Gestão e Inovação nesta quarta-feira (26).
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Greve na Ufpi
Os professores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) deflagraram greve no dia 28 de maio, em assembleia realizada na sede da associação dos docentes, em Teresina. Embora a suspensão das atividades estivesse prevista para o dai 3 de junho, alguns professores já tinha interrompido as aulas. Os servidores técnicos e administrativos da UFPI já estavam em greve. No Instituto Federal do Piauí (IFPI), servidores e professores já estavam com os trabalhos suspensos.
No IFPI, os professores iniciaram a greve em 15 de abril. Já os servidores administrativos de ambas as instituições aderiram ao movimento ainda em 11 de março.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 ‎Participe do canal do g1 Piauí no WhatsApp
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem-vindo ao FeedTalk, o seu ponto de acesso para informações atualizadas e relevantes. Em um mundo em constante movimento, manter-se informado é essencial, e é por isso que estamos aqui para oferecer a você notícias em tempo real, de forma acessível e confiável.

Top Reviews

Nós acompanhe nas redes sociais:

MC Poze ‘canta’ hit do Natal graças a Inteligência Artificial Vaza conversa de Neymar pedindo nud3s! Veja Print 😱 O FENÔMENO DAS CAMISAS ‘TREINO ABENÇOADO’: FATURAMENTO DE 12 MILHÕES EM APENAS 1 SEMANA!
MC Poze ‘canta’ hit do Natal graças a Inteligência Artificial Vaza conversa de Neymar pedindo nud3s! Veja Print 😱 O FENÔMENO DAS CAMISAS ‘TREINO ABENÇOADO’: FATURAMENTO DE 12 MILHÕES EM APENAS 1 SEMANA!
MC Poze ‘canta’ hit do Natal graças a Inteligência Artificial Vaza conversa de Neymar pedindo nud3s! Veja Print 😱 O FENÔMENO DAS CAMISAS ‘TREINO ABENÇOADO’: FATURAMENTO DE 12 MILHÕES EM APENAS 1 SEMANA!