O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, indicou John Ratcliffe para chefiar a Agência Central de Inteligência (CIA) e a governadora de Dakota do Sul, Kristi Noem, para ser a secretária de Departamento de Segurança Interna (DHS).
John Ratcliffe é um ex-congressista do Texas que atuou como diretor de inteligência nacional durante o primeiro mandato de Trump. Ratcliffe, quando diretor nacional de inteligência, foi conselheiro-chefe do presidente eleito em questões de inteligência.
Ao anunciar sua escolha, Donald Trump chamou Ratcliffe, em sua rede Truth Social, de um “guerreiro pela verdade e honestidade com o público americano”.
O indicado é reconhecido como um grande aliado de Trump. No Congresso, lutou em nome do republicano, ajudando-o, inclusive, a conduzir investigações sobre Hunter Biden, filho do presidente Joe Biden, e criticando repetidamente as investigações sobre os laços entre a Rússia e a campanha trumpista em 2016.
Imigração
O presidente eleito também indicou a governadora de Dakota do Sul, Kristi Noem, para chefiar o Departamento de Segurança Interna, posto crítico no comando do sistema de imigração do país. A indicação de chefe do DHS precisa ser aprovado pelo Senado dos EUA.
Kristi surge como mais um nome, dentre os indicados, a compor o grupo de figuras políticas do Partido Republicano conhecidas por frases e políticas duras em relação à migração escolhidas para cargos estratégicos na nova administração trumpista. A exemplo de Thomas Homan, conhecido como o “czar das fronteiras”, apelido dado por sua postura linha-dura, que foi indicado para assumir a Agência de Imigração e Alfândega (ICE, na sigla em inglês).
Em 2023, como muitos governadores republicanos à época, Kristi enviou tropas da Guarda Nacional para ajudar o governador Greg Abbott, do Texas, a policiar a fronteira.
“A crise na fronteira está piorando sob a inação deliberada do presidente Biden. Em todo o país, as taxas de criminalidade, overdoses de drogas e tráfico de pessoas dispararam porque nossa fronteira continua sendo uma zona de guerra”, afirmou a governadora em 2023.
O DHS é responsável pelas agências que aplicam as leis de imigração, incluindo o Departamento de Imigração e Alfândega dos EUA, o Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA, uma agência que supervisiona entidades como a Guarda Costeira e o Serviço Secreto.