A marca de luxo Tom Ford anunciou o estilista Haider Ackermann como novo diretor criativo da etiqueta, dois meses após a saída de Peter Hawkings do cargo. Aos 53 anos, Ackermann é conhecido por sua estética sensual com elementos que misturam o clássico e o moderno. Esse é o segundo nome a assumir a direção criativa desde que Tom Ford deixou a marca, em 2023. “Compartilhamos muitas das mesmas referências históricas”, revelou o fundador.
Vem conhecer!
Ackermann faz sucesso entre os jovens da indústria
Quem é Haider Ackermann
Nascido em Bogotá, Colômbia, e adotado por uma família francesa, Ackermann construiu uma carreira sólida e admirada, trabalhando em Paris, onde viveu desde a infância. Sua trajetória teve início na Academia Real de Belas-Artes de Antuérpia, na Bélgica, onde estudou design de moda.
O designer passou, então, por ateliers de renome na Europa, como o de John Galliano e o de Bernhard Willhelm, até que lançou sua marca homônima em 2002, ganhando reconhecimento por suas criações drapeadas e sensuais. Seu trabalho conquisou a atenção de nomes como Karl Lagerfeld, que o considerava um possível sucessor na Chanel.
O clássico e o moderno se misturam no trabalho do designer
Desfile da marca homônima, em 2020
Ele comandou a etiqueta própria por quase duas décadas, até 2020, de onde seguiu para casas como Berluti, Maison Ullens, Fila e Canada Goose, além de uma participação elogiada na alta-costura da Jean Paul Gaultier. A crítica especializada o consagrou como “uma rara esperança para o futuro”.
Recentemente, Ackermann se tornou um favorito de jovens personalidades, como Timothée Chalamet e Kylie Jenner, que vestiram suas criações em importantes eventos, como o Festival de Cinema de Veneza e o New York Fashion Week. O sucesso entre a nova geração pode ser um indício da visão com a qual chegará na Tom Ford.
Em 2023, Ackermann foi o estilista convidado para criar uma coleção de alta-costura da Jean Paul Gaultier
Seu trabalho é celebrado por outros designers, como Karl Lagerfeld
O novo diretor da Tom Ford é considerado o designer preferido de Chalamet
Chegada à Tom Ford
A escolha de Ackermann para liderar a Tom Ford representa a união de dois talentos que compartilham uma estética similar, mesclando sensualidade e referências históricas. Ambos são conhecidos por sua conexão com a cultura e as artes, o que se traduz em criações visualmente atrativas.
A expectativa da Ermenegildo Zegna Group, detentora da licença da linha de roupas da Tom Ford, é de que Ackermann impulsione as vendas de roupas femininas, que em 2023 representaram 30% da receita da marca. O estilista, conhecido por sua expertise em prêt-à-porter feminino, parece ser a escolha ideal para essa missão.
Segundo a etiqueta, a primeira coleção de Ackermann na Tom Ford será apresentada no Paris Fashion Week, em março de 2025. O fundador da grife se pronunciou, no Instagram, sobre a escolha do sucessor:
“Sou há muito tempo um grande fã do trabalho de Haider. Considero suas coleções tanto de moda feminina quanto masculina igualmente cativantes. Ele é um colorista incrível, seu corte é preciso e, acima de tudo, ele é moderno. Compartilhamos muitas das mesmas referências históricas, e não poderia estar mais empolgado para ver o que ele fará com a marca”, disse Ford.
Haider Ackermann
Com a saída de Peter Hawkings após somente um ano no cargo, a direção criativa da Tom Ford nas mãos de Haider Ackermann pode representar um retorno aos ideais do fundador, que deixou o mundo da moda em 2023. O olhar jovial, também buscado em Hawkings, pode não ter sido suficiente no último ano, e Ackermann chega para recolocar a etiqueta no radar do mundo da moda e de personalidades que estão em alta na indústria.