O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), visitou, neste domingo (24/11), pontos de Ceilândia e Sol Nascente que foram alagados na noite anterior. Ibaneis disse à coluna Grande Angular que a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros interditaram casas construídas em locais indevidos. As famílias serão direcionadas a um ginásio na Regional de Ensino de Ceilândia, até que sejam realocadas para endereços temporários ou recebam aluguel social.
Vídeos mostram um carro sendo arrastado pela enxurrada e a Estação Guariroba tomada pela água após temporal da noite desse sábado (23). Segundo o governador, as casas erguidas irregularmente obstruem a passagem da água, o que ocasiona o alagamento. Até o momento, foram interditadas oito residências.
“Eu visitei os pontos de alagamento, e todo o governo está prestando assistência aos moradores. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros recomendaram a interdição de algumas casas construídas em locais indevidos, que obstruem a passagem da água”, afirmou Ibaneis à coluna.
“Em relação aos moradores das casas interditadas, de imediato eles vão para um ginásio onde receberão os itens básicos necessários. Depois, vamos realocá-los para endereços da Assistência Social ou vamos pagar o aluguel social”, disse o governador.
A secretária de Assistência Social do DF, Ana Paula Marra, disse que as equipes da pasta estão indo de casa em casa para verificar o que as famílias precisam. Até o momento, 30 pessoas já foram identificadas e fizeram o cadastro para ter acesso aos benefícios. “A gente tem à disposição o aluguel social, cesta básica, colchões e itens de casa. Estamos fazendo levantamento com todos para verificar as necessidades”, afirmou.