O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), reuniu deputados de quase todos os partidos para anunciar formalmente seu apoio a Hugo Motta (Republicanos-PB) na disputa pela sua sucessão no comando da Casa, na manhã desta terça-feira (29/10).
Lira reuniu desde parlamentares do PT de Lula, como o deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA), vice-líder do governo Lula na Câmara, como integrantes da bancada do PL de Jair Bolsonaro, como os deputados Silvia Waiãpi (AP) e Ícaro Valmir (SE).
O presidente da Câmara reuniu ainda alguns dos principais líderes de partidos do Centrão na Casa. Entre eles, o líder do MDB, Isnaldo Bulhões (AL); o líder do PP, Dr.Luizinho (RJ); e o presidente do Republicanos, Marcos Pereira.
“E depois de muito conversar e sobretudo de ouvir, estou convicto de que o candidato com maiores condições políticas de construir convergências no Parlamento é o deputado Hugo Motta, nome que demonstrou capacidade de aliar polos aparentemente antagônicos com diálogo, leveza e altivez”, afirmou Lira em seu discurso.
As presenças de deputados do PT e do PL no mesmo palanque não foi por acaso. A intenção de Lira é demonstrar que a candidatura de Hugo Motta representa uma “convergência” entre governo Lula e oposição na Câmara.
A palavra “convergência”, aliás, apareceu diversas vezes no discurso de Lira, que foi lido pelo parlamentar alagoano em um púlpito montado por sua assessoria dentro da residência oficial do presidente da Câmara, em Brasília.