A temporada de festas juninas aumenta a procura pelo delicioso pinhão. O alimento é nativo da região Sul e de algumas áreas do Sudeste do Brasil. Consumido assado ou cozido, ele possui nutrientes importantes para a manutenção da saúde.
O pinhão é fonte de minerais, fibras e antioxidantes que auxiliam em diversas funções vitais do nosso organismo. A médica nutróloga Ana Luisa Vilela destaca os principais benefícios desse alimento nutritivo e saboroso.
1. Protege o sistema cardiovascular
O pinhão é rico em antioxidantes, fitoesteróis e gorduras monoinsaturadas, nutrientes que ajudam a controlar os níveis de colesterol “ruim”, o LDL, no sangue. Também é rico em ômega 6 e 9, que ajudam no controle das doenças cardiovasculares.
2. Aumenta a imunidade
O pinhão contém manganês e zinco, minerais que participam na formação e fortalecimento das células do sistema imunológico, aumentando a imunidade e protegendo o organismo.
3. Controla o índice glicêmico
Apesar de ter alta caloria, o pinhão tem médio índice glicêmico, por isso não é totalmente proibido para pessoas com diabetes. Contudo, deve ser consumido com moderação.
Confira os outros benefícios no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!