Plano de restauração foi apresentado na manhã desta terça-feira (6), pelo Governo do Amapá. Previsão de entrega desta 1ª etapa é em setembro de 2025. Obras iniciaram nesta terça-feira (6)
Mariana Ferreira/g1
O projeto de restauração da Fortaleza de São José de Macapá foi apresentado na manhã desta terça-feira (6), pelo Governo do Amapá. A previsão de entrega desta 1ª etapa é para setembro de 2025, com investimentos de cerca de R$ 27,1 milhões, fruto de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
A Fortaleza está localizada às margens do rio Amazonas, na área central de Macapá, compreendendo uma área de cerca de 30 mil metros quadrados e para a realização da restauração uma consulta pública foi feita junto à população.
Consulta pública quer ouvir população sobre uso da Fortaleza de São José de Macapá
De acordo com o projeto desenvolvido pela Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (APPA – Cultura & Patrimônio), neste primeiro momento serão priorizados a restauração de pontos críticos da fortificação, como os telhados.
O governador do Amapá, Clécio Luís, destacou que o início da obra é um passo importante para a Organização das Nações Unidas, para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) reconhecer o monumento como patrimônio histórico da humanidade.
“Estamos vivendo um momento histórico que devemos replicar para as próximas gerações. Esse é um grande passo para sermos reconhecidos como um patrimônio histórico da humanidade. O princípio desta restauração não é mudar as características desse espaço, vamos preservar e proteger o patrimônio”, afirmou Clécio.
O governador detalhou ainda que essa será uma obra minuciosa e demorada, pois, segundo ele, todo um estudo de área foi realizado para preservar a história dos antepassados que passaram pela Fortaleza.
“Esse espaço é história pura. Por isso, o que puder ser aproveitado da construção original vamos aproveitar, por isso estamos falando de uma restauração, não uma nova construção. Nossas equipes fizeram um estudo observando todos os pontos da Fortaleza, temos todas as dimensões e formas dessa área”, disse o governador.
O projeto final deve ser concluído em 2026, com a construção de restaurantes, galerias de arte, espaço para shows, sinalização turística e histórica.
“O principal objetivo desse projeto é realizar procedimentos técnicos para a conservação da Fortaleza e trazer modernidade no sentido da segurança do prédio e da população que o visita”, destacou Xavier Vieira, presidente da APPA.
Relevância histórica e arquitetônica
Nesta etapa a restauração dos telhados vai ser priorizada
Mariana Ferreira/g1
Em 1950, a Fortaleza foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em razão da sua importância histórica e pelos traços usados na sua arquitetura. O espaço que é símbolo da imponência portuguesa no Amapá é considerado a maior fortificação bélica da região Norte.
Michel Bueno, superintendente do Iphan no Amapá, afirma que a obra de restauração é uma meta antiga do instituto.
“Para a gente é muito importante que a fortaleza se mantenha como símbolo, ja que um dos desejos do Iphan é que a Fortaleza conte suas múltiplas histórias, então é importante que tenhamos esse espaço requalificado. Não se trata apenas de uma obra, é a restauração da estrutura mais importante que temos no Amapá”, disse Michel.
A expectativa é garantir ainda recursos para a revitalização do entorno da Fortaleza, visando, de acordo com a organização, o potencial turístico do Estado.
O valor investido é considerado o maior incentivo financeiro dado pelo BNDES para o Norte do Brasil, tendo como base a Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Ao todo, a obra está orçada em R$ 44 milhões, o governo informou que o restante do recurso deve ser buscado pela gestão.
Participam do projeto a Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (APPA – Cultura & Patrimônio), o Governo do Amapá, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e BNDES.
Fortaleza é um dos principais pontos turísticos do Amapá
Mariana Ferreira/g1
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Visão geral da privacidade
Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.