Seja para aliviar uma coceira ou um incômodo, ou então para fazer a limpeza diária dos ouvidos, muitas pessoas recorrem ao cotonete. No entanto, também é comum vermos alertas sobre a falta de eficiência ou até perigos do produto. Afinal, pode ou não utilizar o cotonete?
Usar ou não o cotonete? Eis a questão
De acordo com a audiologista Ariane Gonçalves, da clínica AudioFisa, especialista em audição e autora do livro Descomplicando a Perda Auditiva, os cotonetes podem ser úteis para remover a cera visível do lado de fora do ouvido.
“Contudo, não são recomendados para inserção no canal auditivo, pois podem empurrar a cera mais para dentro, causar danos ao tímpano ou até mesmo levar a infecções. Portanto, não recomenda-se seu uso para a limpeza interna dos ouvidos”, destaca a especialista.
Como higienizar os ouvidos?
Segundo ela, a melhor forma de higienizar os ouvidos é através de métodos externos, como a limpeza suave com uma toalha úmida ao redor da orelha. “A cera naturalmente migra para fora do canal auditivo, então é suficiente limpá-la quando estiver visível na parte externa. É importante evitar o uso de objetos pontiagudos ou cotonetes para dentro do ouvido”, salienta a audiologista.
Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!