A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC/DPE/PCDF), deflagrou na manhã desta sexta-feira (28/6) uma operação contra cybercriminosos que cometiam o golpe do “falso WhatsApp”.
Denominada “Camaleão”, a operação em apoio à Polícia Civil do Goiás cumpriu seis mandados de busca e apreensão, sendo dois na cidade de Aparecida de Goiânia (GO) e quatro em Goiânia, capital do estado goiano.
Segundo investigações dos policiais, os golpistas criavam falsos perfis no WhatsApp usando a fotos de familiares próximos às vítimas retiradas das redes sociais. Os bandidos então convenceriam os alvos do esquema a transferirem altos valores para contas bancárias administradas por outros integrantes do esquema.
Pela aplicação do golpe, os criminosos receberiam uma “comissão” do dinheiro adquirido ilegalmente. O restante do valor seria repassado então para outras contas, para dificultar a investigação e ocultar a origem do dinheiro até que os bandidos fizessem o saque das quantias.
A operação apreendeu os dispositivos utilizados pelos golpistas, e o conteúdo dos equipamentos irá passar por perícia do Instituto de Criminalística (SPI/IC/PCDF) para a continuidade das investigações.
Os suspeitos poderão responder pelos crimes de associação criminosa, falsa identidade, estelionato qualificado e lavagem de capitais. Se condenados, podem ter pena de até 22 anos de prisão.