Escolher um destino para viajar não é tarefa fácil. Afinal, o que não falta no mundo são lugares para conhecer e desfrutar viagens inesquecíveis. Quando o assunto é praia, sol e locações paradisíacas, Grécia e Maldivas são consideradas a definição de perfeição por turistas de todo o mundo.
Entre os cartões-postais desses destinos, podemos pontuar as águas cristalinas, o mar turquesa, a areia branca, os bangalôs luxuosos e muitas experiências românticas.
Contudo, os brasileiros não precisam cruzar o oceano para se deliciar em um destino que reúne o melhor da Grécia e das Maldivas. Na costa oeste do Ceará, a 300 km da capital Fortaleza, Jericoacoara é um pequeno paraíso de águas doces e salgadas.
Nas redes sociais, os influenciadores de viagem Isabelle Freitas e Leo denominaram o destino cearense como “Maldivas brasileiras”. “Não é Grécia, não é Maldivas e nem Trancoso. Esse lugar tem lagoas azul, verde e até o paraíso. Também tem dunas, mas não fica nos Lençóis Maranhenses, tem por do sol no mar para não esquecer. É a vilinha pé na areia mais charmosa do Brasil, com noites agitadas e diversões para todas as idades”, diz Isabelle no início da gravação.
A publicação já alcançou mais de quatro milhões de visualizações. Nos comentários, alguns internautas concordaram com a definição. “Verdadeiro paraíso! A melhor dica é viajar entre agosto e dezembro, melhor clima e não tão cheio”, sugeriu um. “Acabei de voltar e “Jeri” é tudo isso mesmo”, acrescentou outra.
Vila pé na areia
Com uma localização remota e isolada, “Jeri”, como é carinhosamente chamada pelos turistas, ganhou fama internacional. O lugar conta com excelentes restaurantes, bares com forró ao vivo e hotéis conhecidos no país inteiro. Tudo isso sem perder o jeitinho de vila de pescador — com direito à pé na areia.
Jericoacoara conquistou fama internacional com paisagens paradisíacas e experiências únicas
O aeroporto mais próximo da vila é o novo Aeroporto Regional de Jericoacoara (JJD), localizado a cerca de 30 km de Jeri, na cidade de Cruz. Outra alternativa é voar até o Aeroporto Internacional de Fortaleza (FOR) e então pegar um transfer ou ônibus para percorrer os 300 km até o destino.
Por fim, é também possível chegar até Jericoacoara de carro próprio. Contudo, o viajante deverá deixar o carro estacionado do lado de fora – “Jeri” fica no município de Jijoca de Jericoacoara, dentro do Parque Nacional do Jericoacoara. Muitos dos passeios também precisam ser feitos em buggy ou outro veículo especial com guia.
Outra característica que coloca o destino como um dos queridinhos é o clima. A vila pode ser visitada o ano inteiro, pois as temperaturas médias ficam entre 23 e 34 graus. A época de chuvas ocorre entre janeiro a junho, concentrando-se principalmente nos meses de março e abril. Já no segundo semestre tem mais vento, especialmente de agosto a novembro. Mas nada disso impede os viajantes de curtir as praias paradisíacas.
Um dos cartões-postais da vila é a Pedra Furada, uma formação rochosa natural que proporciona um espetáculo visual para os turistas, principalmente durante o pôr do sol.
Confira mais dicas sobre o destino aqui.