A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) de Mato Grosso resgatou oito jacarés que estavam em duas piscinas de uma pousada desativada na Estrada Parque Transpantaneira. Os animais foram salvos na quarta-feira (31/7), mas o caso foi divulgado na sexta (2/8).
Segundo o governo mato-grossense, os animais aproveitavam a água empossada no local, mas corriam o risco de morrer por estarem há dias sem se alimentar.
O trabalho de resgate contou com dois veterinários e um biólogo, que montaram a estratégia para retirar os animais das piscinas.
Confira:
“Sem técnica, esse trabalho seria impossível. Todo o ambiente foi analisado. O cambão fez a diferença por precisar imobilizar cada jacaré. Os adultos deram mais trabalho devido ao tamanho e peso, sendo necessário içar e puxar”, explicou o gerente de Fauna Silvestre da Sema, Waldo Troy.
Depois do resgate, os jacarés foram soltos em uma lagoa no espaço da Ampara Silvestre, na Transpantaneira, de onde serão monitorados.
A veterinária Caroline Machado observou que um dos filhotes estava magro e sem energia. “Aplicamos um complexo vitamínico, e vamos observar sua evolução”, detalhou.