São Paulo — Octávio Florisbal, ex-diretor-geral da Globo e diretor-executivo do Instituto Helena Florisbal (IHF), morreu aos 84 anos na noite da terça-feira (14/8) em São Paulo. O IHF confirmou a informação em post do Instagram. A causa da morte não foi divulgada.
De acordo com o Instituto, uma cerimônia de despedida em homenagem ao comunicador acontecerá nesta quarta-feira (14). O evento será no Cemitério Morumby, em São Paulo.
O Diretor Sócio Cultural e de Voluntariado do IHF, Valdir Cimino, usou as redes sociais para se despedir do amigo. Nos Stories do Instagram, ele publicou um print da mensagem de texto que recebeu de José Francisco Queiroz, Diretor de Planejamento do instituto, anunciando a morte de Octávio.
Morre Octávio Florisbal aos 84 anos
Florisbal entrou no departamento de Marketing da emissora carioca em 1982 e se tornou diretor da Central Globo de Marketing até 1991. Desse ano até 2002, trabalhou como superintendente comercial e, em seguida, assumiu interinamente o cargo de diretor-geral.
Em 2004, o executivo foi efetivado no cargo e permaneceu lá até 2012. A partir de 2013, Octávio integrou o Conselho de Administração das Organizações Globo, onde ficou até 2017.
O paulistano passou sua última década focado no Instituto Helena Florisbal, sonho de sua falecida esposa, que tem a missão de “promover a assistência social gratuita, proporcionar melhor qualidade de vida, contribuir para a reabilitação e capacitação das crianças carentes, em especial as portadoras de deficiências físicas e mentais, câncer e outras enfermidades”.