O lutador Frank Chamizo, medalhista de bronze nos pela modalidade Wrestling Jogos Olímpicos do Rio em 2016, revelou ao jornal italiano La Repubblica que recebeu uma oferta de suborno. Segundo o cubano naturalizado italiano, a oferta foi feita durante a disputa do Pré-Olímpico europeu da categoria.
“Eles chegaram até a mim e ofereceram 300 mil dólares para perder. Eu não quero dizer quem (ofereceu), mas ocorreu na manhã das pesagens”, afirma Chamizo, em entrevista publicada na última quinta-feira (11/4).
O atleta afirma ter recusado a oferta. Ele foi derrotado nas semifinais do torneio. O lutador publicou a luta na rede social e questionou a derrota à época, reclamando da arbitragem. “Ainda estou chocado. Triste, magoado e com vergonha do que aconteceu. Os cinco juízes tomaram a mesma decisão, reconheceram que eu coloquei o joelho do meu oponente no chão, então eu ganhei”, acrescentou.
Chamizo, de 31 anos, tem mais uma chance de garantir a vaga olímpica para os jogos em Paris. O atleta vai disputar o qualificatório mundial, em maio, na Turquia.