O adiamento é um efeito da decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos, que determinou que ex-presidentes são imunes judicialmente em relação a todos os atos oficiais tomados na condição de Presidente da República. Corte de NY adia decisão sobre pena de Trump por fraude
Um juiz de Nova York adiou o anúncio da sentença de Donald Trump na condenação do ex-presidente americano por fraude.
O adiamento é um efeito da decisão de segunda-feira (1º) da Suprema Corte dos Estados Unidos. A maioria dos juízes determinou que ex-presidentes são imunes judicialmente em relação a todos os atos oficiais tomados na condição de Presidente da República.
Em maio, 12 jurados de Nova York consideraram Trump culpado de 34 acusações de fraudes financeiras para esconder pagamentos à ex-atriz pornô Stormy Daniels, com quem ele teria tido um caso. Donald Trump ainda era candidato à presidência, em 2016, quando o então advogado dele, Michael Cohen, pagou US$ 130 mil pelo silêncio de Daniels. Mas quando reembolsou Cohen, Trump já estava na Casa Branca.
Esse foi o argumento da defesa: que a ação tem evidências de encontros e conversas desse período que seriam enquadrados como atos oficiais, portanto imunes. Os advogados pediram ao juiz Juan Merchan que o julgamento de Nova York seja anulado e que a audiência para determinar a pena, que estava marcada para semana que vem, fosse adiada enquanto Merchan decide se anula ou não o julgamento.
Em resposta, o promotor Joshua Steinglass disse que:
“Apesar de acreditarmos que os argumentos da defesa sejam improcedentes, a promotoria não se opõe ao adiamento da sentença”.
O juiz marcou a nova audiência para anunciar a pena para até o dia 18 de setembro. Dois meses depois da convenção republicana, que vai formalizar Trump como candidato do partido, e uma semana depois do segundo e último debate presidencial.
O ex-presidente responde a três outros processos criminais e nenhum deles deve chegar a um veredito antes de os eleitores irem às urnas no dia 5 de novembro.
Visão geral da privacidade
Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.