O atual PNE completou dez anos sem conseguir cumprir 90% das metas. Governo encaminha ao Congresso novo Plano Nacional de Educação
O governo enviou nesta quarta-feira (26), ao Congresso, um novo Plano Nacional de Educação.
O atual PNE completou na terça-feira (25) dez anos sem conseguir cumprir 90% das metas. Um dos objetivos era chegar a 2024 garantindo 10% do PIB para educação. Mas até 2020, o investimento médio era de 5,1% do PIB.
O novo plano insiste nessa meta de 10% do PIB no fim de dez anos e acrescenta um dispositivo de atenção à educação básica. O objetivo é que o investimento nesse segmento supere a média de investimento dos países da OCDE, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. De acordo com o MEC – Ministério da Educação, atualmente, o governo federal gasta três vezes menos que os países da OCDE.
Mas mesmo que o país alcance a meta, esses valores ainda são considerados baixos pelos especialistas. E, além disso, eles levantam uma outra questão: governo federal, estados e municípios têm que escolher as prioridades de investimento entre todos os setores da educação, que vão do infantil à formação profissional.
“O trabalho fundamental das gestões é, dentro do Plano Nacional de Educação, saber quais são as metas mais prioritárias em relação a outras. Por exemplo, o investimento na educação infantil é fundamental. Não tem como a gente melhorar outras etapas se a gente não melhorar o investimento nos primeiros anos de vida. É como construir uma casa começando pelo teto”, afirma Priscila Cruz, da Todos pela Educação.
Ao todo, o novo PNE traz 18 metas. Além de ampliar acesso de crianças de até 3 anos à creche, aumentar a oferta de escolas de ensino integral na rede pública, de alunos formados nas universidades, o plano tem objetivo de incluir em todas as etapas de educação alunos indígenas, rurais, quilombolas e alunos com deficiência como forma de diminuir a desigualdade. As propostas do governo agora serão analisadas e votadas pelo Congresso Nacional.
Visão geral da privacidade
Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.