Os filhos do cantor Vavá foram diagnosticados com escabiose, a sarna humana. Ao portal G1, o artista explicou que as crianças, de 9 e 10 anos, foram infectadas na Unidade Municipal de Educação (UME) Emília Maria Reis, onde estudam em Santos, no litoral de São Paulo. Nesta escola, de acordo com a prefeitura, foram registrados 13 casos da doença na última semana.
De acordo com o cantor, o primeiro infectado foi Davi, o filho caçula. O menino chegou da escola com manchas pelo corpo e foi levado pelos pais ao hospital, onde recebeu o diagnóstico de sarna. Três dias depois, na sexta-feira (22/6), Lara, a filha mais velha, também foi diagnosticada.
“Ela [sarna] é contagiosa e eles pegaram dentro da escola […]. A nossa sorte é que a deles não foi tão forte, como a de outros alunos de dentro da escola”, explicou Vavá.
Desde o primeiro diagnóstico, Vavá explicou que ele e a esposa estão evitando contato físico com as crianças e sempre desinfectando a casa. Todos da família tomaram um medicamento usado para combater infestações por parasitas e, além disso, os filhos têm passado uma loção nas manchas.
O cantor também se mostrou indignado, já que mesmo com o surto de casos, a escola continua com as aulas normalmente.
“É o que deixa a gente perplexo. Eu sou morador de Santos e uma pessoa conhecida no Brasil inteiro. Sempre defendi, fui e sou fã demais da minha cidade […]. Se eles [vigilância sanitária] fossem desinfectar a escola. A escola seria fechada, não poderia ter ninguém lá dentro e isso não foi feito”, garantiu.
Em nota enviada ao G1, a diretora de Vigilância em Saúde de Santos, Ana Paula Valeiras, afirmou que a unidade passou por uma limpeza terminal [profunda] e os casos estão sendo monitorados. Vavá, por sua vez, disse não ter sido contatado por informações sobre o estado de saúde dos filhos infectados.