O líder do Republicanos e candidato a presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (PB), participou de um jantar com a executiva do PT nessa quarta-feira (17/10) e prometeu ao partido a garantia de governabilidade ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), caso seja eleito em fevereiro de 2025.
Motta tem o apoio do atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e grande interesse que o partido de Lula entre no bloco de apoio à sua candidatura. O encontro de Motta com o PT foi realizado na casa do deputado Rubens Pereira Jr. (PT-MA) e contou com cerca de outros 15 parlamentares.
Além de governabilidade, Motta também fez a promessa aos petistas de respeitar a proporcionalidade na decisão sobre a Mesa Diretora. A sigla é a segunda maior da Casa com 68 deputados, atrás apenas do PL, que tem 93.
Na avaliação de quem esteve no jantar, a reunião foi satisfatória e Motta prometeu o que o partido reivindica para decidir seu apoio. O líder do Republicanos foi visto como “sereno” na sua conversa durante o jantar.
Como mostrou Metrópoles, na coluna de Igor Gadelha, no PT vai fazer um jantar com cada um dos três principais candidatos à presidência da Câmara antes de decidir seu apoio. Os próximos devem ser com Antonio Brito (PSD) e Elmar Nascimento (União Brasil).
No início dessa semana, a bancada do PT chegou a se reunir para liderar sobre quem vai apoiar para o comando da Câmara, mas não fechou questão. A decisão deve ser tomada depois do segundo turno das eleições municipais.
O líder do PT na Câmara dos Deputados, Odair Cunha (MG), afirmou na terça-feira (15/10) que o partido tem estudado apoio a candidatura do líder do Republicanos, Hugo Motta (PB), mas que não descarta apoio aos outros nomes.