Conquistar uma pole position dá ao piloto a vantagem de largar em primeiro em um Grande Prêmio da Fórmula 1. Logo, os atletas não economizam pneus e esforços para se dar bem na corrida de qualificação. Então, é extremamente difícil duas poles em sequência, mas imagine ter oito delas seguidas.
O único piloto a alcançar tal feito é o tricampeão Ayrton Senna, que 30 atrás sofreu um acidente fatal, mas deixou, além de um legado eterno, recordes a serem batidos. Entre 1988 e 1989, o brasileiro superou o recorde de Niki Lauda, para estabelecer um novo padrão com oito poles seguidas.
No entanto, o holandês Max Verstappen, da Red Bull, pode alcançar o recorde de Senna durante o GP da Emilia Romagna. O também tricampeão vai para a corrida de qualificação em Ímola, neste sábado (18/5), com sete pole positions consecutivas. Caso fique em primeiro, ele iguala a sequência do ídolo brasileiro.
Com o GP de Abu-Dhabi de 2023 e as seis provas da atual temporada, Verstappen está empatado com Alain Prost, Michael Schumacher e Lewis Hamilton. Então, o holandês pode deixar muitas lendas para trás no Grande Prêmio da Emilia-Romagna, que será transmitida na plataforma de streaming de Fórmula 1.
Verstappen corre mal em Ímola
Contudo, para a felicidade dos fãs de Ayrton Senna, Verstappen fez dois treinos abaixo da sua capacidade em Ímola, na última sexta-feira (17/5). O piloto da Red Bull ficou rodou o carro no primeiro treino e terminou sétimo na segunda prova do dia.
O GP da Emilia-Romagna ocorre no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, palco do acidente de Senna em 1994, o que torna o evento mais especial ainda. A pista que fica em Ímola estará repleta de homenagens ao ídolo do Brasil.