Altas temperaturas devem persistir nos próximos dias por conta de massa de ar seco que age no Sudeste do país. Veja dicas de saúde. IMAGEM DE ARQUIVO: termômetro de rua marca 41ºC durante onda de calor em Campinas (SP)
Gustavo Biano/EPTV
Em alerta para a onda de calor que atinge o Brasil em pleno outono, a região de Campinas (SP) deve ter dias mais quentes e tempo seco no início de maio, segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp.
🔔 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
🌬️ Segundo os meteorologistas, ainda que a região de Campinas tenha registrado uma sequência de altas temperaturas nos últimos dias, a ação de uma massa de ar seco sob o Sudeste do país deve fazer com que o “calorão” persista nos próximos dias.
🌡️ Isso, aliado à alta pressão atmosférica, favorece a entrada de raios solares e, consequentemente, o aumento das temperaturas nos termômetros, conforme explica o Cepagri. Além disso, bloqueia o avanço de fretes frias no interior do país.
🏖️ Quem gosta das altas temperaturas pode comemorar: no próximo fim de semana, há a expectativa que o calor se intensifique ainda mais na região, e a umidade relativa do ar pode chegar a patamares inferiores a 30% (veja dicas de saúde abaixo).
Campinas terá Dia do Trabalho com máxima de 33° C; veja previsão do tempo
Como se proteger?
No Brasil, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) adota a classificação para períodos em que as temperaturas ficam pelo menos 5 °C acima da média para aquela época do ano, durante pelo menos três dias consecutivos.
☀️ Confira as principais recomendações em relação às ondas de calor:
evitar exposição à luz solar direta;
evitar esforço físico entre as 10h e as 16h (período mais quente do dia);
manter-se hidratado;
comer alimentos leves;
usar roupas leves e adequadas às altas temperaturas;
preferir locais à sombra, bem ventilados e, se possível, climatizados;
prestar atenção a possíveis sintomas de exaustão pelo calor, como tonturas, palidez, dores de cabeça. Em caso de necessidade, buscar apoio médico;
especial atenção para crianças, idosos e pessoas com comorbidades.
Se a umidade relativa do ar cair, a orientação do Cepagri é a umidificação do ambiente e uso de soluções adequadas para hidratação das mucosas, como a boca e o nariz.
Cerveja gelada pode não ser a melhor opção para enfrentar a onda de calor
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Visão geral da privacidade
Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.