As frutas são essenciais para a manutenção da saúde e promovem vitalidade e bem-estar. Fontes de diversos nutrientes, como vitaminas, minerais, compostos antioxidantes, fibras e outros compostos valiosos, ainda colaboram para a dieta por serem saborosas e, em alguns casos, terem um sabor adocicado.
Enquanto algumas frutas são mais calóricas, existem outras que não precisamos nos preocupar quanto às quantidades ingeridas, já que quase não têm calorias.
As frutas com mais gorduras em sua composição, a exemplo do coco e abacate, devem ser consumidas de forma controlada, pois contam com maior densidade calórica.
Ainda assim, podem estar dentro de um plano alimentar com objetivo de emagrecimento, já que seus nutrientes vão colaborar para maior saciedade e ajudar na ingestão de nutrientes anti-inflamatórios, que turbinam a perda de peso.
No sentido oposto, outras frutas contam com muita água em sua composição, o que reflete diretamente em seu valor calórico, que se torna quase insignificante.
Conheça quatro opções:
Melancia
O seu sabor doce faz crer que se trata de uma fruta calórica. No entanto, uma porção de 100 g tem apenas 24 calorias. Com sabor delicioso e refrescante, a boa quantidade de água ajuda a melhorar a diurese e a imunidade.
Consumir morangos frequentemente pode trazer diversos benefícios à saúde
Morango
Rico em antioxidantes como as antocianinas, além de fibras e substâncias anti-inflamatórias, o morango é um excelente aliado ao emagrecimento. Essa fruta contém baixa densidade calórica: para se ter uma ideia, em 100 g — cerca de 9 unidades — há apenas 43 calorias.
Mamão
Outra fruta saborosa e rica em nutrientes como vitamina C, vitamina A e antioxidantes, o mamão também é um alimento que agrega muito na perda de peso. Ao todo, 100 g desse alimento conta com apenas 36 calorias.
Frutas ricas em vitamina C perdem suas propriedades quando estão em baixas temperaturas
Caju
Uma fruta tipicamente tropical, o caju também pode ser consumido sem culpa: 100g dele oferece apenas 37 calorias. Ele também oferece vantagens nutricionais, já que conta com ação antioxidante e anti-inflamatória.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica